[Literariamente - Resenha] O Outro Lado do Mundo - Livia Moura

15:00:00


Olá, olá pessoas bonitas! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Hoje eu vim trazer a resenha de um livro que eu li para sair de uma ressaca literária e ao finaliza-lo entrei em outra haha eita vida!

O livro é no formato digital e eu devo ter o adquirido em alguma promoção quando o mesmo estava gratuito.

O outro lado do mundo é o seu nome, Lívia Moura é a autora.



Titulo: O outro lado do mundo
Autora: Lívia Moura
Editora: Publicado independente
Páginas: 527
Nota: ★★★★🌟
Sinopse: 

Oliver Calter é um sujeito acostumado a sempre enxergar as belezas da vida. O oposto de sua neta, Aurora, uma metódica guia de turismo que deseja levar seus dias com tanto controle quanto os roteiros que planeja. Mas diante de uma repentina proposta do avô, a garota precisará mudar essa situação se quiser assumir a agência de turismo da família agora que o patriarca parece decidido a se aposentar.


A condição dada a ela é simples: Aurora pode se tornar a nova dona da empresa se topar fazer uma viagem para a Escócia, país de sua descendência, guiando um grupo de clientes sem qualquer roteiro, munida apenas de instinto e uma lista com cinco destinos específicos nas mãos. Uma garantia de que é capaz de usar mais do que só racionalidade em seu trabalho.

Os destinos são os últimos pelos quais seus avós passaram antes de deixarem o país rumo ao Brasil — na década de 60 — e os acompanhantes já estão definidos: um rapaz dono de um sorriso caprichado; um casal de ex-namorados que parece não ter deixado o que tiveram juntos tão distante quanto deveriam; e um aventureiro mal-humorado contratado para garantir que a guia consiga voltar com seus clientes a salvos após a missão.
O que Aurora não sabe é que pode encontrar muito mais do que um passaporte para promoção profissional nessa jornada. No lugar onde passado e presente se colidem, revelações inesperadas, amizades improváveis e paixões arrebatadoras são como estradas seguindo uma direção: o outro lado do mundo.
A condição dada a ela é simples: Aurora pode se tornar a nova dona da empresa se topar fazer uma viagem para a Escócia, país de sua descendência, guiando um grupo de clientes sem qualquer roteiro, munida apenas de instinto e uma lista com cinco destinos específicos nas mãos. Uma garantia de que é capaz de usar mais do que só racionalidade em seu trabalho. 
Os destinos são os últimos pelos quais seus avós passaram antes de deixarem o país rumo ao Brasil — na década de 60 — e os acompanhantes já estão definidos: um rapaz dono de um sorriso caprichado; um casal de ex-namorados que parece não ter deixado o que tiveram juntos tão distante quanto deveriam; e um aventureiro mal-humorado contratado para garantir que a guia consiga voltar com seus clientes a salvos após a missão. O que Aurora não sabe é que pode encontrar muito mais do que um passaporte para promoção profissional nessa jornada. No lugar onde passado e presente se colidem, revelações inesperadas, amizades improváveis e paixões arrebatadoras são como estradas seguindo uma direção: o outro lado do mundo.

Em O outro lado do mundo somos apresentados à familia Calter, formada pelo avô Oliver, a avó Aurora e a neta também chamada Aurora. Por ter pais complicados, Aurora neta tem uma ligação inexplicável com os avós e ela acredita que toda cota de amor da familia está neles, já que seu avô conta com o maior orgulho do mundo como eles são apaixonados e como O Outro Lado do Mundo é um lugar maravilhoso de se viver e conhecer. Claramente Aurora não acredita. Já que ela viu o casamento dos pais acabar e com a separação, acabar qualquer chance de relação profunda com eles; descobriu da pior maneira que seu namorado a traia com sua “amiga”. É, Aurora não nasceu para o amor.

“Já fez um balanço da própria vida e teve a sensação de que ela não estava tomando o caminho certo?”



Por esta razão ela vive em função do trabalho como guia turística na empresa de turismo do seu avô. Com a vida bem regrada, Aurora não gosta de mudanças, então imaginem só o susto da Calter mais nova quando Oliver resolve se aposentar e passar a empresa para a neta com a condição dela fazer uma viagem para Escócia, seu país natal, só com uma lista de lugares para viajar e munida com sua intuição e mais nada?


Arthur’s Seat
Loch Ness
Achmelvich
Braemar
Corsewall.”

Desembarcando em Edimburgo, Aurora descobrirá os lugares que fazem parte da história da sua familia com mais 4 pessoas. Maysa é uma modelo famosa no mundo inteiro e atualmente reside em Nova York; Arthur é um loiro lindo, irmão de Maysa e não sabe muito bem o que quer da vida; Max é um professor de história com o sonho da música adormecido em sua alma, caso antigo da Maysa e um moreno de sorriso cativante e alma iluminada; e por fim, Colin, um galês que conhece a Escócia como poucos, e que viu sua vida desmoronando por causa de algumas pessoas, as mesmas que o colocaram nessa viagem para garantir que tudo ficará bem. Com os turistas e com a guia.

Colin, Max, Maysa e Arthur. Quatro adoráveis desconhecidos que a estrada me deu. Juntos, uma história viva mostrando que ninguém cruza nossos caminhos sem deixar algo.”
 

Mas parece que a Escócia tem algo reservado para a Aurora. Conhecendo um tio jamais falado, Desmond James dará de presente um diário que conta a mesma viagem que a Aurora vó fez há muito tempo atrás, na década de 60. Essas anotações trarão muito mais que acalento para a alma da neta que perdeu sua vó recentemente, trará importantes descobertas sobre o outro lado do mundo.

“O outro lado do seu mundo vai ser o responsável por ainda conseguir colocar um sorriso em seu rosto mesmo quando achar que seu tempo já passou e que já fez tudo o que tinha para ser feito, como esses dois velhos aqui. Seu trabalho é garantir que, quando esse dia chegar, terá ele te fazendo sorrir com alegria por sua presença e não com saudade por uma ausência.” 

Durante a viagem, Aurora, Colin, Max, Maysa e Arthur se descobrirão e viverão momentos únicos e importantes para todo mundo, já que são eles os principais responsáveis pela nossa maturidade e nosso modo de ver o mundo.

Nem a vida e nem os fracassos amorosos são feitos de conspirações e acontecimentos mirabolantes e, sobretudo, não são feitos de vilões e mocinhos bem delimitados. Tudo simplesmente vai acontecendo e nós temos nossos próprios vilões dentro da gente.”


Conhecer Edimburgo pelos olhos desses 5 viajantes fez um bem danado ao meu coração romântico. Nossa, fez muito bem mesmo!

Aurora é mais uma pessoa dentre tantas que já se decepcionou na vida e decide só existir. 
Maysa está onde queria estar, mas ela fez das dificuldades os degraus da escada para a vida que ela quis. 
Max é um romântico que sentiu na pele aquela máxima de deixar livre o que a se ama.
 Arthur é um garotão que leva a vida no riso e está tudo sempre bem. 
Colin depois que viu a vida despencar em sua cabeça, se fechou e ele não é capaz de enxergar outro jeito de viver. Contudo o que eles têm em comum é que todos precisam aprender sobre algo e o mais lindo é que de formas peculiares, eles aprendem. Seja entrando em um casamento de penetra, cantando em público, tomando o primeiro porre ou escutando verdade duras, eles aprendem e aceitam a lição e mudam para sempre sua vida a partir daquele ponto.

Quase sempre é preciso livrar-se de alguns pesos se a intenção é um novo começo.”

Com a história sendo contada pelos pontos de vistas dos 5 integrantes desta viagem, me vi tornando intima dos personagens e torcendo por cada um. Me reconheci um pouco em alguns e vi, mais uma vez, que a vida nos ensina lições importantes por caminhos considerados loucos.

Com uma escrita madura e bem desenvolvida, a Lívia me levou junto para Edimburgo e o que deveria ser uma leitura para me livrar de uma ressaca literária, me fez entrar em outra e desejar que o livro fosse maior para poder acompanhar ainda mais a caminhada desses 5 lindinhos!

Você não tem o poder de fazer alguém ficar, mas tem o de escolher como vai lidar com a despedida.”

E falando em despedidas, o momento em que cada um sai deixando o seu antigo eu pelas velhas estradas do país europeu e vai se permitindo conhecer os seus próprios outros lados do mundo foi um dos pontos mais alto do livro. Lembra que falei logo acima sobre aceitar as lições que a vida ensina? Então, são esses momentos. Encontrar o outro lado do mundo e entender que a vida está no agora é a lição de casa para cada um.

O fim não apaga o durante. É como nessa viagem: os destinos sãos os mais bonitos que já vi, mas, no fundo, é o trajeto, o caminho, que torna tudo irresistível.”

Este foi meu primeiro contato com a escrita da Lívia e é perceptível a qualidade da obra, a construção dos personagens, os pontos interligados que no fim são todos amarrados de forma sucinta e agradável. Ler a Lívia, conhecer Aurora e seu grupo me fez questionar se estou vivendo ou existindo e me fez refletir se eu saberia reconhecer o meu outro lado do mundo. Ainda não tenho respostas, mas tudo bem, assim como a Maysa estou onde gostaria de estar e estou aprendendo a viver um dia de cada vez.
 “Ao presente. Porque, apesar de as vezes ser esquecido, ele ainda é o mais importante de todos. 

Assim como para a Aurora, conhecer Edimburgo foi uma experiência maravilhosa e fico na espera pelo próximo voo, ops, pelo próximo livro da autora.


Até a próxima, pessoas bonitas! 💖

You Might Also Like

19 comentários

  1. Olá Mari!
    Estou apaixonada na capa desse livro!
    Apesar da sinopse ser interessante e da sua resenha, não senti vontade de conhecer o livro, acho que ele é mais para pessoas jovens e adolescente, como conheço muitos jovens, vou indica-lo assim, como o seu blog.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser aqueles livros que faz a gente refletir, sabe?
    Adorei a proposta e confesso que Oliver me lembrou um pouco a pequena Pollyanna ahauhuahuahuah #amo. Já fiquei com vontade de ler <3

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oiii Mari

    A capa é super linda, de imediato ja deixa a gente super curiosa. A trama é bem interessante e pela resenha deu pra sentir como vc realmente se sentiu intima da história e de seus personagens. Ótima dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Estou encantada com a capa, confesso ter me perdido nela só observando.
    A história parece ser bem fluida e envolvente, além das histórias dos personagens me deixarem com vontade de conhecer mais a fundo o desfecho da trama.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Mari, já adorei o livro por ter como pano de fundo uma viagem, sou absolutamente enlouquecida por viagens e por conhecer outros países, cultura e pessoas. Agora, como a Escócia é um país que está na minha lista, vou adorar iniciar a minha viagem junto com os 5 viajantes desse livro que me parece intenso e instigante.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  6. Olá!Primeiramente amei a capa do livro, a sinopse e a sua resenha.. gostei bastante do enredo que me lembrou muito amor & gelato.. não conhecia mas fiquei curiosa para acompanhar a viagem de Aurora para a Escócia! Ótima dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e, pela sua resenha, fiquei encantada. Acho que viagens tem esse poder de fazer a gente refletir sobre quem somos e o que estamos fazendo aqui. Vou anotar adica, pois fiquei querendo saber quais foram as descobertas dos 5 viajantes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari, tudo bem? Menina que capa linda. Fiquei super curiosa pela história, uma vontade a tanto de ler o livro. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  9. Olá, fiquei encantada pela capa desse livro. E ao ler sua resenha, já fiquei com uma vontade enorme de ler essa obra. Achei a história com a viagem desses 5 personagens super interessante, parece aqueles filmes bons de sessão da tarde; com certeza lerei assim que puder.

    ResponderExcluir
  10. Que capa mais linda, gente, sério! Eu ainda não conhecia a obra e já fiquei bem curiosa com essa premissa, a sua resenha me deixou interessada em ler também, parece ser algo que me agradaria bastante.

    ResponderExcluir
  11. Eu amei a capa e a premissa da história, acredito que essa viagem seja uma maneira maravilhosa de conhecer melhor a Escócia.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e nem a autora, mas fiquei bastante curiosa para ler. Apesar de ter achado a sinopse um pouco clichê, me pareceu que os personagens são muito bem construídos e deve ser interessante vê-los amadurecendo e se descobrindo durante o livro. Além disso, deve ser muito legal saber um pouco mais sobre a Escócia, país que tenho muita vontade de conhecer, através dos personagens.
    Adorei a resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Que história bem amarrada! Amei conhecer um pouco mais desse livro que te cativou tanto! Eu gosto muito de livros que trabalham viagem e descobrimento sobre si, e me parece que a Lívia acertou em cheio nessa obra. Saber que o livro foi construído de forma madura só me aguça para conversar ainda mais a obra. A capa está linda linda, e de cada ficamos curiosos para saber sobre "O Outro Lado do Mundo".
    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  14. Nossa, parece ser um livro muito delicado e encantador, não conhecia ele confesso mas me senti encantada por demais. Espero poder ter chance de poder ler ele em algum momento.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. parece ser uma experiÊncia de leitura envolvente e que nos deixa a fim de visitar a Escócia, só pela resenha já fiquei imaginando os cenários hahaha
    não conhecia a autora, mas se tiver chance, um dia leio essa obra dela...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  16. Adoro quando um livro me leva para outro lugar, principalmente um que não conheço e me apresenta o mesmo de forma tão viva.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  17. Oii! Eu não conhecia essa obra, mas achei super interessante a autora colocar o ponto de vista não só da Aurora, mas também dos outros 4 personagens. Todos parecem ter se decepcionado em algum momento da vida e fiquei curiosa para descobrir como a viagem para Escócia irá mudar a perspectiva deles. A sua resenha está maravilhosa, dica anotada. Bjss!

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem Mari?

    Eu não conhecia esse livro e de cara fiquei super interessado pela capa, ficou lindona, também gostei das quotes e gostei de ter a Escócia na trama. Adorei a sua resenha, parabéns e dica anotada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oii!

    Eu não conhecia o livro e achei essa capa a coisa mais amorzinho do mundo <3
    Gostei de saber que há um cuidado ao compor os personagens da obra, isso é muito importante e bacana!
    Dica anotada. A resenha tá linda!

    Bjs

    ResponderExcluir

Oi, pessoa bonita!

Obrigada por ter chegado até o fim desse post, espero que tenha gostado e possa deixar um comentário aqui. Vou amar conversar com você!

Instagram

Subscribe