[Literariamente - Resenha] Onde Há Fumaça

09:17:00

Hey, hey pessoas bonitas! Sei que estou sumida, perdão! Mas a vida anda tããão corrida que estou me acostumando aos poucos.

Hoje trago a resenha de um livrão topper, ficção adolescente linda! Onde há fumaça, da Bruna Ceotto.


Título: Onde há fumaça
Autora: Bruna Ceotto
Páginas: 386
Editora: Fragmentos
Nota: ✩✩✩✩✩★ (perfeito | favorito)
Sinopse: "Valéria Corrêa estava perfeitamente feliz em sua cidade interiorana e tinha a vida perfeita: sua família, embora não convencional, era amorosa e compreensiva; tinha amigos divertidos e leais, e um namorado que a completava em todos os sentidos. Tudo que uma garota de dezesseis anos poderia querer. É de se espantar que, após um misterioso incêndio que destruiu metade da sua escola e deixou dezenas de vítimas, Valéria, por razões tão misteriosas quanto, decida abandonar tudo o que conhece e ama para viver longe de tudo e todos em Vitória, Espírito Santo, onde mora sua mãe.
Em terras capixabas, a garota reencontra Lucas Avelar, seu amigo-de-férias, cujas intenções nem sempre se restringiam a amizade. O alívio de ter, pelo menos um amigo, em sua vida nova só durou até Valéria descobrir que ele tinha segredos tão complicados quanto os dela mesma, haja vista não ter se dado o trabalho de mencionar uma conta bancária multimilionária, uma namorada tão bela quanto a própria beleza e… um irmão gêmeo.
Apenas alguns meses depois de se mudar, Valéria vem a descobrir que onde há fumaça nem sempre há fogo. Mas Lucas parece encontrar boas razões para acreditar no contrário."


Em Onde Há Fumaça conheceremos Valéria Correia, uma adolescente que se vê obrigada a fugir para Vitória, deixando para trás seus amigos, seu namorado e a única família que ela conhece: seu pai e tio.

"No dia que eu te vi descer daquele avião, eu soube que você estava fugindo de alguma coisa, e conclui que era grave. Só uma coisa absurdamente inaceitável traria Valéria Corrêia para o Espírito Santo."

Já na nova casa, Valéria enfrentará grandes desafios, começando pela sua inexistente relação com sua mãe e padrasto. Convivência diária com Zacarias e José, seus "irmãos"postiços. Por mais que eles digam e repitam que não são irmãos. Vale também terá que lidar com a Elite de Vitória e todos os olhares tortos que virão. Porque eles sempre vem.

"Claro que não. Só se eu não fosse a Valéria, mas eu sou, e as coisas sempre dão errado para Valéria."


Mas no meio disso tudo há Lucas. Lucas é o seu (único) amigo da cidade, ele sonha em ser biólogo e para onde vai, sempre chega com Britney, sua caminhonete azul antiga.

"É o tipo caso em que você ama tanto uma pessoa que seus bons sentimentos por ela superam qualquer outro."


Só que Valéria vai descobrir da pior forma que Lucas também mentiu para ela. Ele é muito muito muito muito muito rico, tem um irmão gêmeo e namora. Sim, o safado namora!!


E vocês não fazem nem noção, Valéria se torna, por um acaso bem louco e único da vida, amiga de Lorena. Lorena irmã da sem sal da Andressa, namorada do Zaca(mozão), a beleza em pessoa, palavras da Vale, não minha. E namorada do Lucas!

SIM! QUE MUNDO PEQUENO!

Valéria fugiu de sua cidade pequena, Viveiro, após um incêndio criminoso na sua antiga escola, por isso quando ela decidiu refazer sua vida no Sul do país, ela queria uma monotonia e só. Mas deu para perceber que não foi bem assim, né?


"Gente famosa atrai grandes multidões, e grandes multidões repelem Valéria."


A vida da nossa garota deu uns 3 giros 360° e cabe à ela, e somente ela, colocar cada coisa no eixo. Mas seria Valéria capaz de enfrentar a dura realidade da vida? As consequências dos seus atos? A mágoa das pessoas que só a querem bem?

É, Valéria terá uma grande caminhada. E ela está louca para ter alguém com quem dividir a angústia e duvidas de ser adolescentes.

Eu queria deixar bem claro que eu não gostei desse livro, EU AMEI! Sério!

Young Adult se tornou um dos meus gêneros favoritos e estou amando a qualidade das obras que encontro nesse segmento.

Onde há fumaça tem mistério, tem momentos engraçados, loucura, momentos românticos, momentos em que você fica "gata, o que você pensa que está fazendo?". Resumindo? Livro real, com situações reais e que ainda assim me transporta de onde estou.

O livro se passa em território nacional e esse foi um fato que amei. Um dos.

É notório ver todo o cuidado que a Bruna, autora, teve ao criar a história porque a verossimilhança com nossa realidade é incrível e a forma que ela nos envolve na trama, o estopim para cada grande ou nem tão grande acontecimentos são capazes de nos tirar o fôlego e sofrer umas pontadas no coração. É espetacular!

Outro ponto super positivo que resolvi falar são sobre os personagens secundários. Eles estão em segundo plano, porém deixam claro qual a sua função no decorrer da história. E esse é um ponto que sou bem crítica, já que eles estão ali para dar um suporte aos nossos protagonistas, mas também não devem tomar a história para si. Acho que é um pouco difícil criar uma medida exata, mas a Bruna fez um excelente trabalho!


"Acho que essa é a maior peculiaridade a respeito de uma vida em Vitória: você custa a fazer amigos, mas quando faz... são as pessoas que você vai querer ter por perto para sempre."



Como tinha dito, o mistério se dá pelo motivo da Vale ter fugido de sua cidade após a destruição de sua escola. Por muitas vezes me peguei imaginando qual seria a razão. Estava esperando essa revelação mais para o fim do livro. Nas últimas páginas eu diria. Não vou dizer se estava certa ou não, mas o momento em que sabemos do porquê foi ponto certíssimo.

Gostaria de deixar vocês alertas sobre os possíveis mil crushes que vocês terão hahaah tive vários, mas o Zaca <3

A Valéria é normal. Nada de surpreendente. Heroína que estamos acostumadas. Valéria pode ser eu, você, sua vizinha, colega ou professora. Valéria é normal, mas não menos única e marcante. Muito pelo contrário, ela é real. Protagonista acessível e bem construída.

Quando você entende o porquê da fuga, ou outras atitudes no decorrer do ano dela, percebemos que existem grandes chances de termos feito o mesmo. Personagem gente como a gente!

Tenho certeza que se você for igual a mim e adorar livros reais, mas com poder de nos desligar do mundo, Onde Há Fumaça é super indicado à você!

You Might Also Like

0 comentários

Oi, pessoa bonita!

Obrigada por ter chegado até o fim desse post, espero que tenha gostado e possa deixar um comentário aqui. Vou amar conversar com você!

Instagram

Subscribe