[Resenha] Borboletas na Janela

22:09:00


Olá, pessoas bonitas, tudo bem com vocês? Espero que sim :)

Hoje trago para vocês a resenha de um livro que me arrancou algumas lágrimas e me fez pensar em como a vida é uma caixinha de surpresas e que a gente precisa aprender a lidar com o que nos é apresentado, aprender a voar sobre as dificuldades.

Borboletas na Janela é o livro e este foi escrito pela Sinéia Rangel.

Borboletas na Janela
Título: Borboletas na Janela
Autora: Sinéia Rangel
Editora: Coerência
Páginas: 260
Nota: ★★★★★🌟
Sinopse: "Miguel Barcellar não esperava que o passado fosse invadir seu escritório, vestindo uma saia lápis, saltos Luiz XV, batom carmim e com um segredo que mudaria a sua vida.
Cinco anos atrás ele tornou-se pai. Em alguma parte do mundo, havia um filho que ele nunca conheceu, um garoto que foi entregue para adoção logo após o nascimento.Leon cresceu entre abrigos e lares temporários, até que conheceu Elena. Histórias de vidas parecidas, criou-se um vínculo de irmãos e uma promessa: nunca se abandonarem. E quando essa promessa parece impossível de ser mantida, o destino faz a sua mágica. Pai e filho se encontram.
Uma família conta a sua história. E as borboletas voam."




Em Borboletas na Janela conheceremos uma baita trupe(como é de costume nos livros da Sinéia) que ao contar sua história nos emocionará e nos fará ver a vida por outro ângulo.

De primeiro momento conheceremos Leon, um garoto de 10 anos que há muito tempo não conhece o que é ter uma família.
Vivendo em uma casa junto com outros meninos órfãos e que fugiram de casa, Leon precisou crescer rapidamente para que pudesse sobreviver nas ruas de Nova York.

É praticando furtos em estabelecimentos e buscando restos de comidas em lixeiras que o garoto de cabelos loiros e lindos olhos azuis se alimenta e à Elena, uma doce garota com cabelos longos de 10 anos que está muito doente, mas que ocupa seu tempo lendo livros ilustrados e admirando a cidade através dos desenhos de Leon.

|"Às vezes, temos que dizer adeus para aqueles que amamos, porque o tempo deles aqui acabou."|

Agora entrando na máquina do tempo, voltaremos 5 anos e conheceremos o advogado Miguel Barcellar (também integrante do clã Allencar-Barcellar) e a psicóloga Larissa Velásquez, o casal está juntos há 2 anos e em breve Miguel decide dar um passo importante na relação, mas nem tudo acontece como planejado.

Laura Alvarenga é uma antiga namorada de Miguel que se mudou sem olhar para trás e reaparece depois de muito tempo com uma notícia surpreendente: Miguel e ela tiveram um filho, e este foi dado para a adoção sem conhecimento do pai. Desde então, Miguel decide ir atrás do seu filho mesmo sabendo que não será uma missão fácil de se realizar.

Passados cinco anos o tão esperado encontro acontece, contudo não é do jeito que Miguel imaginou por tanto tempo. Agora casado com Lari e com residência em NY, Miguel conhece seu filho em uma delegacia, onde este foi preso ao se envolver em uma situação ilícita para tentar ajudar Elena.

|"Leon carrega muitas feridas, a maioria delas ele suturou sozinho, outras ainda queimam, escondidas por baixo de cascões. Todavia, nenhuma se compara à ferida que estou vendo se formar sob a sua pele. Ver Elena doente foi o que o fez arriscar a sua liberdade para salvá-la. Vê-la morrer vai arrastá-lo para uma caverna sombria. Não sei se consigo resgatá-lo de lá."|

A partir deste ponto veremos que a história deles estarão cruzadas por muito tempo e  que agora é questão de tempo e esforço para que eles se tornem a família tão sonhada.

Será?

 |"Todos temos nosso lado sombrio. A diferença entre nós é que eu não escondo o meu."|


Leon e Elena são a base um do outro, enfrentando tantos obstáculos na luta pela sobrevivência, eles se apoiam um no outro.
Elena é uma sonhadora e Leon é prático, de um jeito único eles se completam e é impossível não se apaixonar por eles. Sério mesmo.

|"estar vivo é o único motivo que você precisa para ser feliz. Elena não é apenas a melhor irmã do mundo, ela é a melhor filha e amiga que alguém poderia ter."|

Lari e Miguel são a definição do que é viver o sonho do outro, as dores do outro e lutar por dois quando no outro já não há forças.
Nem preciso dizer que amei, amei e amei a forma como eles são lindos juntos. Um casalzão!

Se os Barcellar-Velásquez tem muito a ensinar ao Leon e à Elena, a recíproca também é verdadeira. Mesmo tendo apenas 10 anos, as crianças nos darão uma baita lição sobre força, superação e sonhos. E foi sempre quando a turminha estava reunida que meu coração aquecia e se sentia em paz e algumas lágrimas vinham aos olhos.

|"O abrir de asas da borboleta é o espetáculo da noite. O seu corpo desaparece sob elas, que são grandes e azuis com detalhes em preto. Fihama estava certa , na parte central das asas, há pequenos corações."|

E não posso deixar de falar da Fihama, uma garotinha italiana de também 10 anos e que tem uma personalidade para lá de forte. Se torna amiga de Elena no primeiro dia de aula da nossa pequena borboletinha e desde então não se desgrudam mais, para a infelicidade de Leon. Entretanto não por muito tempo, logo os 3 se tornam inseparáveis e são as coisinhas mais deliciosas da vida!

|"amizade não deve ser algo forçado. A verdadeira amizade surge sem esperarmos."|

Se o tempo é o melhor remédio, o amor é a água que tomamos para engoli-lo.

Borboletas na Janela nos fala sobre o processo de transformação que passamos e como pode ser doloroso os primeiros vôos, mas que nunca, jamais, never, de forma alguma podemos parar de voar. Não podemos deixar que o medo de cair seja maior que a vontade de voar(frase clichê, mas olha é super verdade na história).

Se na Duologia Contando Estrelas a Sinéia conduziu a história de forma surpreendente, neste novo livro me falta palavras para descrever o quão magnífico foi a escrita dela(talvez magnífica tenha sido uma descrição rs)

A Sinéia desenvolveu uma história com reviravoltas que causaram agonia, revolta (Oi, Laura rs). Mas também houve acontecimentos lindos e fofos e maravilhosos e que mostram que a Sinéia ainda saber ser boazinha e não maltrata tanto nossos corações. Tanto.

A escrita é sem falhas e de forma direta, com pulos de tempos pequenos e grandes, Sinéia retrata de forma verossímil a realidade de algumas famílias adotivas e as que o laço sanguíneo é real. Com todas as dores e amores.

Com narração alternada, conhecemos a história sobre o ponto de vista de Miguel e Leon. E mesmo escrevendo segundo um menino de 10/11 anos, a autora conseguiu passar a realidade e não uma ilusão que, as vezes, é propagada pelas livros.

A diagramação também está uma coisinha linda e o livro físico já está a venda no site da Coerência e Saraiva.

Se eu indico esse livro? Por favor! Sim! Leia o mais rápido possível!

Abra suas asas... e voe!


|"— Nós voamos, como as borboletas na janela."|

You Might Also Like

13 comentários

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro, mas a verdade e que gostei de ler a resenha, e fiquei bastante curioso!

    Enfim, que bom que aconselhas assim tao vivamente a sua leitura, e que a narraçao e alternada, com uma escrita tao direta!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?

    Amei a premissa do livro, mesmo com toda a história triste da vida dos personagens, achei a forma com que a trama se desenvolve muito linda e encorajadora. Só com os quotes que você separarou eu senti meu coração dar pulinhos, estou muito ansiosa para poder ler o livro todo.

    Acho que esse livro vai me proporcionar emoções incríveis. Vou já colocar na minha lista de desejados.
    Eu ameeei a sua resenha. Obrigada por compartilhar!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria, tudo bem? Essa é a quinta resenha que eu leio desse livro e, a cada nova resenha sinto mais vontade de conhecer essa história. No começo pensei que fosse apenas um romance dramático como outros que já li mas, esse fala do processo de transformação de uma maneira especial e emocionante. Parabéns pela resenha e espero conseguir lê-lo ainda esse ano.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma leitura bem marcante e reflexiva. Não conhecia a obra, mas fiquei louca para ler. Gostei da trama, e acho que vai ser uma leitura bem envolvente. Adorei a resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, como vai?
    Eu ainda não conhecia o livro e achei bem bacana poder conferir a sua opinião com a leitura e ver um pouco sobre a trama. Confesso que não me interessei pela leitura, mas acho que pode ser uma ótima leitura para muitos leitores, assim como foi para você.

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Gostei bastante da premissa que trata sobre recomeços da vida que
    todos nós precisamos uns dos outros para construir uma nova história.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. São muitos personagens e parece uma história bastante envolvente que certamente ficaria emocionada como você, gostei de conhecer e vou priorizar para ler.

    ResponderExcluir
  8. Olá eu tenho a impressão que ja ouvi muito sobre este título mais nunca conheci a obra de fato, gostei de saber mais sobre a leitura e acredito ser um livro cativante e emocionante ao mesmo tempo, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Lendo sua resenha percebi que nunca li nenhum livro que abordasse o tema que é a adoção. Achei a premissa muito interessante e linda e do jeito que eu sou uma manteiga derretida vou chorar horrores também. ótima resenha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Menina, eu sou louca para ler esse livro da Sineia e até hoje nunca vi nenhum livro sobre adoção, de cara isso me cativou e para saber ainda mais sobre os personagens, sua resenha já me tocou profundamente <3
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Não conhecia a obra, nem a autora, mas depois de vários elogios fiquei bem curiosa! Parece ser uma história maravilhosa e que nos toca. Dica mais que anotada! Espero também gostar muito e me encantar com a escrita da autora!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu confesso que não conhecia o livro e a autora. Esse é o meu primeiro contato com a obra e achei super interessante a premissa, gostei da sua resenha e essa parece ser uma trama/história tocante e envolvente. Gostei da sua dica, super anotado!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. A autora escreve muito bem e nos presenteia com reviravoltas inimagináveis.
    Também acho legal o fato de a autora abordar a transformação e evolução dos personagens.
    Já li um livro dela e gostei bastante e vou me arriscar em ler esse também.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Oi, pessoa bonita!

Obrigada por ter chegado até o fim desse post, espero que tenha gostado e possa deixar um comentário aqui. Vou amar conversar com você!

Instagram

Subscribe