[Resenha] Surpreendente!

18:43:00


Desde a criação deste blog tenho dado mais espaço para a literatura nacional em minha vida, e fazendo isto tenho descoberto cada tesouro, que minha nossa, me pergunto onde estava todos esses talentos escondidos.

Em 2017 adquiri o livro Surpreendente! por surpreendentes 6,90 reais! Estava praticamente de graça e eu posterguei a leitura dessa belezinha até este ano. Estou bastante decidida a ler todos os “não lidos da minha estante”, não tenho muitos, mas acho um absurdo ter essas obras no meu cantinho sem nunca as terem lidos. Dito isto, vamos às minhas impressões sobre esse romance da literatura brasileira.

Resultado de imagem para surpreendente mauricio gomyde capaTítulo: Surpreendente!
Autor: Mauricio Gomyde
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐🌟
SinopseAos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Gostaria de dizer que Surpreendente! é, de fato, um livro surpreendente. Nesta obra conheceremos a história do Pedro Diniz, um cineasta apaixonado pela sua profissão, mas com um quê de frustação também em relação a ela, já que, conforme a tecnologia avança, o gosto pelo verdadeiro cinema está sendo esquecido. E é por isto que ele insiste em continuar com o clube de cinema debaixo de um bar em São Paulo e trabalhar em uma videolocadora no subúrbio do estado. Mas um detalhe importante de Pedro: ele possui uma doença rara e degenerativa. Ele perderá a visão ao longo dos anos, mesmo que aos 19 anos a doença tenha parado de progredir, Pedro e seus familiares vivem com este fantasma a sombra.

Contundo, tentando não se abalar com isto e em busca do tão sonhado Cacau de Ouro, premiação ganha pelo diretor do melhor filme escolhido por jurados, Pedro parte em busca de um autoconhecimento que só será possível com seus amigos: Fit, o calouro que viu em Pedro um exemplo a se seguir e desde então, estão juntos; Mayla, a sobrinha de Rebeca, a dona do espaço que Pedro usa para o clube e que segundo ela mesma, é a menina mais criativa de toda região; e Cristal, a garota que aparecia e desaparecia durante a sessão de Gênio Indomável, uma mulher com incríveis cabelo de fogo que encantou Pedro no primeiro instante.

“Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver o inesquecível?”

Pedro ao decidir seguir seus sonhos e traçando suas metas, descobrirá que o caminho tende a ser sinuoso e que nem tudo permanecerá como no início. Pais se separam, verdades são reveladas, romances se iniciam ao passo que outros terminam. Sonhos mudam e as realizações também, mas as lições não, elas permanecem para sempre com a gente. Para onde formos.

“Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está nem pior nem melhor que ninguém. E lembre-se: muita gente vê tudo, mas não enxerga nada.”

Esse livro conta com várias lições de vida implícitas e para mim, foi sensacional ver o crescimento do personagem. Mesmo com seus 20 e tantos anos, todo mundo sempre precisa aprender algo novo e jamais, repito, jamais saberemos tudo sobre a vida. Quiçá aprenderemos um terço sobre ela. Essa leitura foi reconfortante e me fez refletir sobre alguns pontos da vida, e falo sério sobre isso, como venho dizendo a vocês, acredito que esse ano será muito diferente de todos os outros que vivi e para isso, existe um porquê e uma decisão (na verdade, serão várias decisões) a ser tomada. Mas entendem, para tudo que formos fazer, iremos refletir. Seja antes da decisão, ou durante ou depois dela.

“Mas, em certa medida, cada pessoa deve ser o instrumento de alguma coisa, de alguma missão, não acha? De que adianta estarmos na Terra se não for para o beneficio de algo maior além dela?”

Como vocês também devem notar, sou apaixonada por romances, e adoro quando o romance é bem construído e natural, como deve ser. Obviamente, o interesse do Pedro é notório e imediato em Cristal, mas como o autor o fez se concretizar, me encantou. Entretanto, é a amizade o ponto mais importante dessa história e a parte que julgo, em minha humilde opinião, ser a mais bem desenvolvida e melhor trabalhada em todo o livro. Um amigo me disse certa vez que amor de amigo é a segunda coisa mais importante do mundo, e eu concordo. Antes de um amor romântico, o grande amor da gente são os amigos (depois de nossa família, mas isso não é uma regra, visto que há um grande número de pessoas que não conhecem o real sentimento de pertencer a uma família, uma pena)

“A coisa mais importante do mundo, menino! Um grande, um enorme, um excepcional, maravilhoso e inesquecível amor. De todo o resto a gente pode abrir mão, mas de um grande amor, não.”

Antes de encerrar esta resenha, devo dizer que as edições da intrínseca são excepcionais, e estão não é uma exceção. A capa é divina e super condiz com toda a narrativa; o design dos capítulos também, por mais que capítulo curtos me incomodem e me façam ter a sensação de leitura partida; e as divisórias das partes do livro, olha, as frases escolhidas, sensacionais!

Agora assim, encerro este post com algumas frases que selecionei para cá.
Ps: este livro tem muitas frases boas, muitas mesmas!

Alias, não deixem de comentar algo e me dizer se vocês já leram este livro, se querem ler ou qualquer coisa que quiserem falar por aqui, lerei tudo!

A vida é complexa demais para ser esperada assim, como uma iluminação divina que vai bater á porta e entregar de bandeja todas as respostas. Pois, para seu governo, afirmo com todas as letras que essa encomenda nunca vai ser entregue embalada para presente. Você precisa ir até ela.”

“Aqui começa o maior filme de todos os tempos sobre as chances que o mundo coloca na vida das pessoas. Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos. Apenas os fortes sobrevivem, porque, mesmo a estrada sendo a longa, já dizia o velho poeta: “Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como.””
 

You Might Also Like

9 comentários

  1. Eu também estou há tempos com esse livro na estante e até agora não sei por que ainda não li. Preciso mudar isso, ainda mais por ainda não ter lido nada do autor.
    Eu adoro histórias que retratam a amizade dessa forma, na minha opinião uma das melhores coisas da vida.
    A resenha ficou ótima e eu adorei os trechos escolhidos.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oie Mari.
    Há muito tempo tenho pensado em ler Surpreendente!, mas nunca tinha realmente me atentado a saber mais sobre o livro. Gostei muito dos pontos que você ressaltou, até porque eles refletem o que gosto em um livro: o foco em algo além do romance.
    Adorei sua resenha.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Ei! Tudo bem?

    Que legal saber que você está valorizando cada vez mais os nacionais, estou tentando fazer o mesmo. Ah! Também estou tentando ler os livros esquecidos da minha estante, sinto que estou perdendo grandes histórias sem motivo algum.
    Amei ler sua resenha e saber um pouco mais sobre essa obra que é surpreendente. Gosto de livros que nos ensinam algo e que estão aí para acrescentar. Também amei os quotes selecionados!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari, tudo bem?
    É surpreendente que eu ainda não conhecia esse livro! Mas essa é a vantagem da nossa preciosa comunidade, não é mesmo? Eu também estou num projeto pessoal de ler os livros da estante, e por enquanto sigo firme e forte.
    Tudo no seu post me cativou. Desde à premissa, até a resenha e os quotes maravilhosos. Eu adoro histórias de superação e evolução pessoal, principalmente quando há um bom desenvolvimento entre os personagens. Fiquei morrendo de vontade em conhecer essa história, sinto que estou precisando de algo assim <3 Parabéns pela resenha, beijos!

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari,
    Olha fiquei com uma extrema vontade de ler viu, parece ser aquele livro que toca e mexe com a gente. Adorei tudo que você descreveu, a história de Pedro, a busca pelo seu sonho ao mesmo tempo que lida com uma doença degenerativa, o romance bem construído, o laço de amizade...tenho certeza que irei AMAR este livro. Já tinha visto a capa, mas não sabia sobre o que se tratava. Linda resenha! Assim como você estou lendo os livros da minha estante hahaha a gente acha cada tesouro né.

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. eu lembro dessa promoção, não aproveite :/ e agora me arrependo! poxa, parece um livrão mesmo!
    vou ficar de olho agora ne hahaha vc me deixou curiosa, gosto muito de romances que são mais realistas tb!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a sua resenha! Já tinha ouvido falar do livro, mas nem sabia que era nacional. Que legal! Gostei muito do plot também, parece ser o tipo de livro que te deixa reflexivo por muito tempo.

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Também estou com essa meta de ler os livros que estão parados na minha estante (creio que até o ano que vem consiga). Já tinha visto esse livro, mas nunca me interessei em procurar sobre a sinopse. Só posso dizer que me interessei muito em ler, amo histórias de superação, autodescoberta e sobre o valor da amizade. Amei o post, obrigada pela indicação. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi,tudo bem?

    Nossa, faz um tempo que quero ler essa obra mais fico adiando e priorizando outros, confesso e as vezes até devido a capa não me cativar tanto. Porém pretendo ler, gostei muito da proposta e achei que você ressaltou bem os pontos fortes deixando claro que é uma ótima indicação. O livro parece ser uma leitura que agrega com toda certeza.

    ResponderExcluir

Oi, pessoa bonita!

Obrigada por ter chegado até o fim desse post, espero que tenha gostado e possa deixar um comentário aqui. Vou amar conversar com você!

Instagram

Subscribe