[Resenha] Fanfic

08:00:00


Olá pessoas bonitas! Tudo bem com vocês?

Hoje é dia de mais uma resenha e a de hoje é de mais um livro que causou muita comoção durante seu lançamento e que me conquistou por duas coisas em específicos: sua capa superatrativa e seu enredo diferente.
 Fanfic é escrita pela Rafani Ferreira e publicado pela Editora Coerência e logo abaixo você confere minha opinião sobre esse livro. Vem comigo!


Resultado de imagem para fanfic rafani ferreiraTítulo: Fanfic
Autora: Rafani Ferreira
Editora: Editora Coerência
Páginas: 252
Nota: 3,5⭐
Sinopse: “ Fanfic. Uma terra sem leis.
Onde garotas com coques frouxos malfeitos pegam uma maçã verde antes de sair para a universidade e ao virar a esquina de uma Starbucks encontram o amor da sua vida. Onde não há TPM, mau hálito, boletos a pagar e preocupações afins.
É o lugar onde tudo pode acontecer.
Mas, infelizmente, essa regra não é válida para Petúnia Desastre – como é conhecida pelos moradores da Fanficlândia.
Ela não teve o final feliz com o amor da sua vida. Na verdade, não teve nem bem um começo. Petúnia é aquele personagem esquecido por seu escritor, sabe?
Quando descobre que há uma forma de ir ao mundo real encontrar sua escritora, embarca na jornada maluca onde leva consigo um relógio, uma foto, papéis e a coragem – que quase não tem – e vai descobrir lá fora um mundo totalmente diferente. Conhecer pessoas e sentimentos novos, aprender que existem opções e diversos caminhos a seguir. E no final, quando precisar tomar a maior decisão de sua existência, Petúnia irá descobrir que cada um escolhe como escrever a sua história.”


Em Fanfic, conheceremos a Petúnia Desastre, uma personagem caricata e diferente dos demais habitantes da Fanficlândia, lugar onde mora todos os personagens um dia concebidos pelas mentes dos nossos amados e inspirados autores. O motivo do sobrenome Desastre? Em todos os desastres, ela está envolvida. Ou ela é o motivo deles acontecerem. Contudo, isso só acontece porque sua autora parou sua história no exato ponto em que tudo que ela faz, não dá certo. Exceto cantar; Petúnia canta superbem e tem um gosto super refinado, apaixonada por músicas e álbuns de outras décadas.

Contudo, nossa personagem está cansada disso. Talvez porque os seus vizinhos sejam muitos maldosos com ela e sempre a deixam de lado e caçoam da sua situação desastrosa, perdoem o trocadilho rsrs. Mas por outro lado, ela está cansada porque ela acha que merece uma história, um final feliz e é com esta certeza que com ajuda de um outro morador do país fantástico, Petúnia parte a caminho da Terra em busca de achar a pessoa por trás da criação de Petúnia e descobrir porque sua história ficou inacabada e pedir por um final feliz. O que ela não esperava era que essa missão seria tudo, menos simples.

Com 4 semanas para encontrar Emília e algum dinheiro no bolso, a Srta. Desastre chega na Terra sem saber para onde ir e com seus arquivos todos bagunçados debaixo de um temporal e quem lhe ajude é Joanne, uma simpática ruiva que lhe oferece abrigo sem nunca a ter visto antes.

Quem faz a sorte somos nós, não é? Então por que tem que dar errado? Vai dar certo!
Com a ajuda de Joanne e Mark, Petúnia vai atrás de Emília e se surpreende com o quanto Emília é totalmente diferente de quem ela esperava encontrar. Bem, será que Petúnia irá encontrar seu final feliz? Ou ao fim das 4 semanas ela precisará voltar para a Fanficlândia e viver toda uma vida de desastre?

Olhem, sendo bem sincera, o livro não alcançou todas as minhas expectativas e tenho certeza que isso refere-se ao fato das inúmeras opiniões positivas sobre a obra que li, mas ainda assim a leitura foi um tanto prazerosa.
ÀS VEZES PRECISAMOS ACEITAR QUE AS COISAS NÃO SAEM COMO PLANEJAMOS.

A Rafani foi muito iluminada com a ideia de conceber um livro sobre como seria o universo dos personagens dos livros inacabados. Quase um livro dentro de um livro. Achei top! Haha.
Fanfic foi um livro que me arrancou algumas risadas e me fez reviver alguns momentos. Quem não se lembra do #nervouser que foi o primeiro beijo? Nosso Senhor hahaahha

O livro também é superbem escrito e os personagens são uns fofos, alguns dão até vontade de pôr no colo. Mas tiveram alguns pontos que me incomodaram um pouco; os desastres da Petúnia no começo do livro foram um atrás do outro, o que me deixou um pouco sem entender, sabe? O que foi totalmente diferente dos outros que aconteceram no decorrer do livro. Nesses últimos, a sensação de naturalidade foi transmitida com êxito.
Os desastres físicos diminuíram, mas os emocionais passaram a pesar muito mais.
Um outro ponto que me incomodou, foi as excessivas discrições de algumas cenas, algumas roupas, alguns lugares. É uma coisa minha, mas discrição excessiva faz com que a leitura se torne um pouco maçante. É ok saber qual a roupa da pessoa, mas talvez não seja tão interessante saber de onde a roupa veio, de como ela vestiu ou de como a cor combina com a cor dos olhos e etc. Isso é só um exemplo, mas que quando aplicado nesse livro para mim foi meio ruinzinho

Mas tirando esses dois pontos que não são referente à história em si, para mim a leitura foi ótima e realizada de forma rápida e realmente adorei o rumo que a história tomou nos seus últimos 20%, foi uma coisa que eu já esperava, mas que ainda assim foi conduzido da melhor forma.

E vocês? Já leram esse livro? Gostaram da resenha?

You Might Also Like

9 comentários


  1. Eu já li e gostei bastante, realmente é quase um livro dentro do livro e achei a trama muito original, isso me cativou demais também. Uma pena que teve alguns pontos negativos para você, quando eu li não me importei muito com isso (sou fã de Stephen king nem posso reclamar de descrições exageradas já que ele é mestre nisso haha).
    ótima resenha!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, eu ainda não li o livro mas vejo bastante ele nas redes sociais e normalmente todo mundo que lê, gosta. Também acho a capa linda e o conteúdo é diferente de tudo que já li. Fiquei bem curiosa, apesar de não ser um gênero que eu leia normalmente, mas gosto de sair da minha zona de conforto. Ótima dica e ótima resenha, super sincera.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei de saber sobre a obra, não conhecia o livro mais as vezes mesmo quando temos finais previsíveis não deixamos de apreciar a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu ainda não li esse livor mas a capa linda e a premissa inusitada chamam a minha atenção, pena que alguns pontos não lhe agradaram muito, mas é uma leitura que pretendo fazer algum dia.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Já vi algumas resenhas sobre esse livro e confesso que a premissa me chama muito a atenção, assim como a capa que é belíssima. Apesar das suas ressalvas, é uma obra que tenho curiosidade em conhecer e lerei assim que possível.
    Parabéns pela resenha bem escrita e sincera.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Amo resenhas sinceras sem falar mal do livro, você foi ótima. Também não gosto de livros muito descritivos, a leitura sempre fica parada e nunca flui. Não me senti atraída em fazer a leitura, apesar de ter achado essa capa linda e muito fofa, quem sabe mais pra frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu sempre fico reticente quando preciso escrever sobre um livro que não atendeu às minhas expectativas. Mas ainda assim, a leitura foi boa!

      Excluir
  7. Olá,
    Apesar das ressalvas sobre a história, eu ainda quero ler por conta de ler muitas fanfics nessa vida e me identificar hahahaha. Mas as descrições realmente seria algo entediante de se ler.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  8. Eu também achei essa capa linda. <3
    Mas admito que o enredo não me conquistou e não me senti atraida pela história. E olha que eu amo descrição, daquelas bem detalhadas hahahahahahah

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir

Oi, pessoa bonita!

Obrigada por ter chegado até o fim desse post, espero que tenha gostado e possa deixar um comentário aqui. Vou amar conversar com você!

Instagram

Subscribe