[Resenha] Raio de Sol - Kim Holden

08:00:00


Olá, pessoas bonitas! Tudo bem com vocês? Hoje eu decidi falar de um dos livros que mais mexeram comigo nesses últimos dias, que pegou meu coração e amassou feito massinha de modelar. Raio de Sol escrito pela Kim Holden foi a obra.

Raio de Sol por [Kim, Holden]Título: Raio de Sol
Autora: Kim Holden
Editora: Outro Planeta
Páginas: 448
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐💕
Compre aqui
Sinopse: "Faça épico", costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezoito anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo – não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol.
E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor – único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista – ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.”


Raio de Sol nos contará a lindíssima e inspiradora história de Kate Sedwigck, uma jovem que mesmo em sua baixa estatura carrega dentro de si uma grandiosidade de todos os moradores de uma cidade mediana. Kate se muda da ensolarada San Diego para a fria Grant em busca de realizar um dos seus sonhos, estudar na faculdade e viver uma experiência que não deveria ser privada de ninguém.

Em Grant, é impossível que todos não se apaixonem pela Kate, ela é energética. É feliz. É iluminada. É verdadeiramente um Raio de Sol, assim como seu melhor amigo, Gus, a chama. Talvez seja sua forte paixão por cafés pretos, sua vontade de não depender de ninguém, a imersão que entra quando dança ou sua incrível moda única que faz com que todos os seus amigos a olhem de modo diferente, mas a gente sabe, é o modo como ela leva a vida. É sobre o quão forte a vida pode bater e ainda assim levantar e encarar tudo como se não passasse de um tropecinho qualquer.

E você pode pensar que isso é uma história de romance. E talvez até seja, mas é um amor pela vida, sabe? É querer poder viver tudo como se fosse a última vez. É querer fazer tudo épico. E ela faz. E por isso que mesmo que os baques sejam grandes e fortes e deixem muitas marcas, nunca é sobre eles, é sobre as pessoas que nos estendem a mão para nos levantar. E a Kate é rodeada dessas pessoas. Que a amam e que são iluminadas por ela.

E a vida é divina. Todos os dias, todos os minutos, todos os segundos.

Conforme eu fui lendo, fui sendo envolvida pela energia maravilhosa e as grandes lições que vinham dela e fui percebendo, aos poucos, o porquê de ela levar tão a sério tudo em que ela acredita. Nós precisamos nos sentir vivos. Sentir a alegria das pequenas coisas, admirar a beleza do pôr do sol ou só cantar uma música com a pessoa que você ama.

Descobrir uma coisa nova é como magia. A música está no mundo para ser ouvida, e sou da opinião de que o maior número de pessoas devia ouvir. De tudo. Porque música é uma coisa poderosa. Conecta as pessoas.

E por falar em amor, amar sempre foi a consequência de todas as ações da Kate – ou Katie ou Katherine como os seus amigos a chamam –, essa mulher é puro amor! E conhecer Keller Banks e seus horários regrados e os mistérios que o envolvem foi consequência de uma amizade despretensiosa e flertes maneiros, cara. E quando eles estão juntos, eles são. E ser é muito melhor que estar. É um nível a mais.
Ouço o amor na voz dela. Meu coração fica feliz quando as pessoas sentem esse tipo de amor. É raro. As pessoas não dedicam tempo a encontrar algo assim. Ou deixam escapar com facilidade ou não sabem o quanto é precioso quando o têm.

Contudo, eu acho – e tenho quase certeza – que a grande lição desse livro se resume a amizade. Eu sou uma pessoa que em tudo valoriza a amizade em primeira opção e sempre consigo me conectar com personagens assim. E as aventuras desses dois, ainda que nem sempre boas, são a prova que amizade é estar junto, estar perto, estar presente. Ainda que não mesmo lugar. E a amizade linda de Kate e Gus fazem o nosso coração aquecer em exatos todos os momentos. Faz com que a gente tenha a certeza que é real e a gente pode sentir isso do outro lado. Eles já passaram por muitas coisas e viveram tantas outras e isso tudo só afirmou o que eles já sabiam: o amor é o sentimento mais forte.
 gosto de pensar em Deus como meu amigo. Não sou religiosa; só falo com ele com frequência. Peço muitos favores. Às vezes, as coisas funcionam a meu favor, e às vezes, não. É a vida. A gente só precisa aproveitar ao máximo 
Eu acredito que por mais que eu tente, por mais que eu escreva sobre esse livro, ainda assim não conseguiria passar todas as emoções que senti lendo-o. Foi um dos livros mais palpáveis que li, foi um dos que mais me conectei e ainda que a razão queira falar em alguns momentos referente a alguns pontos desse livro, a emoção ganha. Ela sempre ganhará.

Não posso deixar o ruim me consumir, senão acabaria comigo. O ruim fica no canto ruim da minha mente, não deixo que passe pela porta para se misturar ao bom, porque o ruim é um estraga - prazeres. 
Raio de Sol me fez pensar em tantas coisas, me fez querer viver épico, me fez querer e parar de entrar na rotina. Me fez querer sair aleatoriamente e fazer coisas só pelo impulso de fazer. A vida é um sopro e passa quando menos esperamos. E não podemos deixar que as coisas ruins sejam maiores que tudo de bom que vivemos e passamos. Kate passou por muitas situações, situações que pessoas normais não aguentariam nem metade, não sem reclamar e sempre questionar o motivo de ser com elas e não com outras. Mas não a Kate, ela não. E este é o segredo dela: ela sempre vê o lado bom das coisas.

Não fique reclamando. Vá lá e faça. É seu trabalho.Sinta a dor, mas não se agarre a ela. A dor sufoca a vida. Deixe que passe

O livro escrito pela Kim tem um dos gatilhos que mais me emocionam e me desestabilizam e quando chegou nos 85% do livro eu simplesmente não consegui manter o ritmo de leitura que estava lendo, eram muitas emoções, e mais um vez, senti meu coração sendo modelado pelas mãos de crianças que brincam com massinha de modelar, ainda assim, foi uma das experiências literárias mais maravilhosas que tive.

“— Ela é um exemplo de positividade. É todo raio de sol. Ela não só vê o lado bom das coisas ela mora lá. 
O livro é escrito na forma de dias, quase como se fosse um diário e em sua maioria é pelo ponto de vista da Kate, mas também teremos partes pela perspectiva do Keller e livros escritos nesse modelo de diário, a leitura é mais íntima, sabem? Toda a história se passa em pouco mais de 5 meses, mas como eu sempre digo, tempo não define intensidade.

Não quero ficar triste, porque na verdade tenho uma vida bem incrível. Hoje, minha vida é incrível. Não quero pensar no amanhã. Nem no dia seguinte. Então, repito para mim mesma: Hoje, minha vida é incrível.
Kate Sedwick, obrigada por me inspirar com sua história. Prometo fazer épico!
 “— Eu tento, cara. Eu tento. 
Todos os dias, todas as horas, todos os minutos, eu tento. 
Faça épico "


You Might Also Like

1 comentários

  1. Eu sou doida pra ler esse livro a algum tempo, mas não tive oportunidade ainda...
    E caramba, me emociono só de ler a resenha, imagina o livro!?! Vai ser lindo!
    Parabéns pela resenha Mari!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir

Oi, pessoa bonita!

Obrigada por ter chegado até o fim desse post, espero que tenha gostado e possa deixar um comentário aqui. Vou amar conversar com você!

Instagram

Subscribe