[Resenha] Can I Be Him

08:00:00



Olá, minha gente! Tudo bem com você?
Após trazer as Primeiras Impressões do Can I Be Him, o novo lançamento da Andreia Nascimento, cá estou eu para, enfim, trazer a resenha deste clichê lindo e maravilhoso que me fez suspirar e ficar (ainda) mais encantada pelo Arturzinho lindo do meu coração. Vamos lá?

Can I Be Him: Único por [Nascimento, Andreia]Título: Can I Be Him
Autora: Andreia Nascimento
Páginas: 300
Editora: Publicado Independente
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐💓
Sinopse: “Quando Elis se mudou para o prédio cinco anos atrás, não esperava que em menos de cinco minutos teria mais quatro amigos para dividir aquele andar. Da forma mais aleatória, deparou-se com seu ex-namorado Ian e seu amigo Artur.
Quando Artur decidiu sair da casa do seu pai, estava tentando provar para si que era capaz de encarar o mundo sem as paredes de concreto que o cercou por toda sua vida. Seu pai havia seguido em frente da morte de sua mãe, construindo uma nova família. Assim, ele se deparou com o novo.
Cinco adultos com muito em comum, principalmente, a novidade de começar uma nova vida. Aos poucos eles se tornaram suas próprias famílias. Até que Artur tornou-se melhor amigo de Elis.
Até ser impossível ser apenas amigos.”


Can I Be Him nos apresenta Artur, Ian, Elis, Catarina e Nathalia. 5 amigos que dividem um andar. O destino os uniu e fez com que esses caminhos cruzados mudassem a vida de cada um deles de uma forma única.

Por que nos preocupamos tanto com os finais felizes se o mundo promete acabar em apocalipse?

A forma como o caminho desses 5 estão interligados é, no mínimo, interessante. Artur, nosso mocinho lindo de morrer, é um dentista com uma família super complicada e com feridas que ainda não foram cicatrizadas, em um dos encontros que a vida promove, ele conhece Ian, um cara super bacana. Enquanto ainda se adapta a sua nova rotina em sua nova casa, contando com o Ian como vizinho da casa ao lado, Artur conhece Elis, a nova moradora de uma das casas do andar, ela que despertou o interesse dele logo de cara e talvez, e só talvez, isso tenha a ver com uma lindíssima tatuagem que a moça possui nas pernas.

Não acho que um amigo precisa ser recompensado por interpretar seu papel. Nunca pedi nada em troca, nem mesmo espero que peça desculpas ou perdão, tudo que fiz por ele foi sem esperar nada em troca. Cuidar de outra pessoa é isso, apenas fazer o que acredita ser certo

Mas tudo, aparentemente, acaba antes que comece devido a Elis ser a ex-namorada do Ian. A nova moradora divide o seu novo lar com sua amiga Catarina que é LOUCA! Socorro, eu amo essa mulher! Com seu jeito extrovertido e sem filtro nenhum, Catarina cativa a todos, ou bem, a quase todos. E para fechar nosso quinteto, temos Natalia. A cozinheira do grupo e a praticante de meditação, que bem, não funciona.

As barreiras impenetráveis do afastamento iminente, alguns muros foram feitos para durar.

Com um pulo temporal de 5 anos e juntos, Elis e companhia nos mostram que a vida adulta tende, entre muitas coisas, a ser reveladora e exigirem que decisões precisam ser tomadas e atitudes repensadas.
E mesmo que a atração ainda permanece escondida sob camadas dentro de Elis e Artur, ela ainda está lá e chega a um ponto, que bem, as camadas se rompem e tudo vem à tona. Mas a amizade, a relação maravilhosa que eles possuem precisam, acima de tudo, permanecer preservada.

Sempre é sobre como você se levanta, nunca a forma que caiu.

Como diz na sinopse, esse livro é um clichê romântico em que o melhor amigo se apaixona pela melhor amiga e vice-versa. Mas é muito mais. Antes de tudo, antes que qualquer coisa ocorra, eles precisam se encontrar. Artur tem muitas feridas, feridas não cicatrizadas e que são bem mais profundas do que ele imaginava; já Elis, ela simplesmente não consegue não estar no controle e quando ela ver uma parte do seu mundo, uma parte tão importante dela, ruir, ela simplesmente precisa se encontrar, antes de encontrar um amor. E Artur, bem, o caminho é parecido também. Já que não podemos entrar em um relacionamento se não estivermos totalmente entregues.

Pessoas precisam entender, não somos malditas peças de quebra-cabeças. Cada vez que desmonta um ser humano, ele fica desconfigurado.

Andreia trata o romance de uma forma sensacional e singela! Eu simplesmente DEVOREI esse livro, não tive tempo de conversar com a Andreia, só parei quando terminei e fazia tanto tempo que um romance não me pegava assim.

Vocês sabem que eu sou bem crítica quando o assunto é romance e esse tem os elementos que muito aprecio. Personagens fortes e completos por si só, personagens secundários intrigantes e cativantes, um romance real e que faça sentido, uma amizade além do explicável, um enredo linear e plot twist jamais esperados!

“– Você está pronta para ser ela?
Só se prometer ser sempre ele.
  Até o dia em que você permitir.

E deixo aqui um adendo para o Artur: ser contadora não é nada da profissão mais sem graça da terra. Respeita minha profissão mocinho, aiaiaiai! Além de termos a mesma profissão – na verdade, ainda estou estudando – me identificar com a Elis foi fácil. Ela é muito amiga, muito família (do jeito dela), muito ela e segura o mundo todo com uma força descomunal. Não é aquelas personagens mil e uma utilidades. Ela é só ela. E “só” é somente uma forma de falar. Ela é muito e demais.

Foi meu segundo contato com a escrita da Andreia e esse foi muito mais surpreendente do que o primeiro; gosto da forma leve que a Andreia aborda os temas importantes, como ela sempre tira uma carta da manga (e tem muitas cartas!) e como ela abordou esse livro num tempo considerável curto para os personagens, mas que fez TOTAL sentindo para a plenitude da obra em si. Outro ponto admirado foi o fato dela não se ater a fazer 3 parágrafos só de descrição dos personagens, as descrições viam, mas naturalmente e de forma que fez com que a leitura fosse ainda mais agradável
Sério, eu amei tanto esse livro que só penso que todo mundo deveria ler essa obra de arte. Perfeito para quem gosta de romances bem feitos, bem construídos e cativante até dizer chega.

Não estava flutuando, não estava desejando estar enterrado. Não estava me sentindo invisível. Porque quando a seguro é como se fosse possível superar qualquer pessoa que á esteve em minha vida.

No mais, deixo só um recado para a Andreia: EU QUERO O ARTUR PARA CHAMAR DE MEU!

 “—Às vezes, nos perdemos sem perceber justifico. Na verdade, acredito que seja mais fácil do que nos encontrar.



You Might Also Like

6 comentários

  1. Ei! Tudo bem?

    Eu também sou bem crítica com romance, por isso terminei sua resenha muito feliz em saber que você devorou o livro! Não conhecia nem a obra nem a autora, mas quero dar chance aos dois, principalmente por essa ser uma história que chama a minha atenção. Gosto de livros que tem personagens fortes e que possuem um circulo de amizade verdadeiro.

    Beijos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Ultimamente não tenho livros assim. O motivo é que eles sempre parecem ter uma fórmula de alguém que tem muito demônios vs alguém que tem muitos defeitos.
    Apesar de achar atrativa e gostar por ser um clichê assumido, acho que não leria no momento.
    Entretanto, saber que tem um círculo de amizades para além da história principal deixa um ponto positivo. Então quem sabe futuramente.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Olá, eita quanta empolgação hein! Me deixou até empolgada para ler o livro também e conhecer o Arturzinho. Se tem cozinheira no livro, acredito que tenha algumas comidinhas para inspiração. Então, eu leria esse livro sim, com certeza. Bjusss, adorei a dica, ótima semana.

    ResponderExcluir
  4. Oie.
    Já ouvi alguns elogios a essa obra. Parece ser aqueles livros super gostosos de ler. Gosto sempre ter uma assim para dar uma aliviada. Amei o post, obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Aaaaah que história delicinha! Eu amo esse tipo de clichê, quando amigos começam a se relacionar e aos poucos vão se tornando família. Gosto ainda mais do clichê de romance entre melhores amigos. Esse é o tipo de romance que eu aprecio, então fiquei muito feliz com a sua recomendação. E mana, eu PRECISO conhecer esse Artur hahaha *o* Adorei a resenha! Bjs.

    http://abducaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu baixei ele no kindle!!!!!!!!!!!
    Tô super animada pra ler!
    Faz tempo que não leio algo que tem muita amizade envolvida :) e nem ligo se for clichê, acho que tô é precisando de uns assim mesmo, pra terminar bem feliz!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir

Oi, pessoa bonita!

Obrigada por ter chegado até o fim desse post, espero que tenha gostado e possa deixar um comentário aqui. Vou amar conversar com você!

Instagram

Subscribe