[Literariamente - Resenha] Reações Químicas

11:30:00

Olá, pessoas bonitas! 

Tudo bem com vocês? Espero que sim! 

Uma coisa que vocês precisam saber sobre mim é que sou apaixonada por livros Young Adult, os famosos Ficção Adolescente, AMO! E uma das melhores autoras nesse segmento é a Clara Savelli😊 

E o livro que vim falar hoje é Reações Químicas, um livro com menos de 200 páginas, perfeito para ler nos ônibus e metrôs da vida (e de transporte público eu entendo, hein rs). 
Então sem mais delongas, segue a resenha 😊 


Título: Reações Químicas 
Autora: Clara Savelli 
Editora: Publicado no Sweek 
Páginas: 139 
Nota ☆☆☆☆
Sinopse: Juliana era exatamente o que você pode chamar de aluna exemplar. Melhor aluna da sala, monitora de química e focada em contar os dias para a formatura e se ver longe daquele inferno chamado colégio.  
Vicente é um aluno novo, com uma vida que se resume pela quantidade de mulheres que ele consegue conquistar e pelas vezes que consegue escapar da polícia. 
Por armações do inesperado destino, os dois são obrigados a conviver bem mais do que o planejado. Será que a única química que Juliana sabe estudar é aquela que envolve carbonos ou existe alguma chance dela entender a química que parece envolvê-la quando Vicente está por perto?


Em Reações Químicas somos levados ao Colégio Ensino Aberto, que investe em métodos de ensino inovadores, em Nova Friburgo, e é lá que conheceremos nosso casal de protagonistas. 

Juliana é uma adolescente normal. Tem seus 16/17 anos, cabelos cacheados, é apaixonada por química e é bolsista. Por mais que tenha sido difícil seus primeiros anos no EA, Juliana consegue a faceta de se tornar invisível, até chegar Vicente. 

Vicente é o típico Playboy (ou playba para os mais íntimos rs) que tem pais ricos, mas que o que importa mesmo é o maior número de meninas na conta e um alto número de encrenca. Seus pais já cansados de mais uma expulsão desse menino Encrenca lindinho, decidem o colocar no EA, que promete solucionar até os casos mais difíceis. Será? 

Por mais que pareça um clichê abordado mil e uma vezes, você irá descobrir que sempre existe uma forma diferente de falar do “mesmo” assunto. Vicente não se apaixona por Juliana logo de cara, e Ju menos ainda. O que leva o caminho desses dois reagentes tão explosivos se encontrarem é um diferente da atração, já que este está mais ligado à Física. O deles se chama química! A humana e a matéria mesmo haha 

Com o sonho de um futuro grande na carreira de Química, Juliana não aceita que as coisas fujam do seu controle e que nada a interrompa no seu lugar sagrado, mais conhecido como laboratório de química; porém desde que Vicente chegou no EA, uma coisa a qual Ju não está conseguindo manter são seus óculos no rosto haha. Serião! E nem é porque o Vicente é lindo de embaçar a vista.  

Mesmo sendo lindo de morrer e o garoto a qual todas desejam, Juliana quer distância e como ela própria falou: “se eu odiava seus súditos, por que gostaria do rei?”e Vicente, amigas e amigos, era o Rei dos “pegadores”, das máfias e de todos os problemas que a gente pode imaginar. 

Vicente e Juliana mesmo com uma história de amor(?) bem similar com tantas outras no meio literário conseguem nos cativar, talvez seja por que eles sejam jovens, como nós somos; ou porquê o Vicente é tão ruim em exatas como boa parte da população e a Ju, ruim em humanas. Ou porquê eles simplesmente nos cativam e como a gente sabe, tem coisas que a gente não explica. Nem a química. 

“Como é que eu tinha chegado nesse nível de caos? Eu era inteligente a ponto de deslumbrar os outros com minha capacidade de balancear uma equação, mas completamente incapaz de dar conta de qualquer outro aspecto da minha vida.” 

Eu já li alguns livros da Clara e mesmo que RQ não tenha sido meu favorito, ele me fez ainda mais gostar da escrita da autora. A Savelli arrasa em cenas românticas e vocês sabem o quanto que eu sou romântica. Mas por mais que eu seja uma apaixonada incurável, gosto quando as cenas são bem desenvolvidas e se encaixam perfeitamente. Ocorrem no tempo certo e no momento certo para cada um. E ver esse “amadurecimento” dos personagens é algo que eu SUPER AMEI. Sério!  

“Meu corpo não aguentou essa declaração e, ao mesmo tempo que minhas lágrimas escorriam pelo meu rosto, meus pés me derrubaram em cima dele. Eu estendi meus braços em volta do seu pescoço, colando meu corpo no dele. Meus dedos de uma mão entraram no seu cabelo e os da outra se enrolaram no colarinho do seu terno. Eu me estiquei para beijá-lo, mas Vicente me encontrou no caminho, me puxando ainda mais para junto pela cintura.”  

Então, se me perguntam se eu indico este livro? Claro e com certeza! 
Se eu estou ansiosa para ler mais coisas da Clara? Obviamente! 
Este livro está disponível gratuitamente? CLAROOO! 
Onde? No Sweek. Está completo? Completinho e com um epilogo lindinho. 
Então, pessoas bonitas, se vocês gostaram do livro através desta resenha, vocês não podem deixar de conferir o livro. O link está lá em cima, mas também está AQUI. 

Vejo vocês no próximo post e por favor, não deixem de comentar aqui, isso me faz muito feliz!

You Might Also Like

18 comentários

  1. Oi Mari, minha filha é muito fã da Clara, ano passado tivemos o prazer de conhece-la pessoalmente na Bienal SP.
    Eu não costumo muito ler o gênero, mas eventualmente, me aventuro por zonas menos confortáveis.
    Não sabia que o livro estava na plataforma Sweek, obrigada pela dica.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?

      Que legal que você conheceu a Clara! Ela é uma autora ótima!

      Obrigada por vir aqui! Beijos!

      Excluir
  2. Esse tipo de livro não costuma me interessar muito, mas acredito que para o público algo seja uma boa leitura. Gostei de ver a sua resenha sobre ele e opinião sincera.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro e a autora, gostei bem da sua resenha e conferir a sua opinião, mas infelizmente o livro não me despertou muita atenção/interesse. Fica para a próxima!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Uma pena que ele não tenha despertado interesse. Espero que possa ler algum dia uma obra da Clara.

      Beijos!

      Excluir
  4. Olá tudo bem? Adorei a resenha, gostei de saber que ele é gratuito assim posso ler em breve, já ouvi falar da plataforma vou lá conferir!, Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo quando o livro é bom e está numa plataforma gratuita, ne?

      Beijos!

      Excluir
  5. Oie!

    Confesso que já havia ouvido falar da autora, mas nao conhecia esse livro e achei bem interessante essa historia, as vezes livros leves são deliciosos para nos aliviar das tensoes dos dias por ai. E jura que ele está gratuito? Irei procurá-lo para ler.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Exatamente isso que eu penso! Nada como ler algo levinho que nos faça passar o tempo rapidamente. E sim, gratuito!!

      Excluir
  6. Olá

    Conheço a Clara pelas redes sociais e gosto da acessibilidade e carinho que ela tem com todos e gostei dessa junção não tão comum entre os personagens e com toda certeza vai dar numa mistura nada homogênea.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não deu mesmo hahaha mas pense num livro gostosinho!

      Beijos!

      Excluir
  7. Oie, tudo bom?
    mas que livro lindinho esse que você indicou, hein? Eu assumo que só entrei no Sweek uma vez, quando um amigo publicou lá, mas vou aproveitar que tenho conta para já ir lá ler.

    Eu gosto de YA, mas últimamente parece que são as mesmas pessoas escrevendo sobre as mesmas coisas e há tantos jeitos de se contar uma "mesma" história, e como você disse, essa é assim, fora da curva.

    --
    xoxo
    Tiffannyk
    @thereviewbooks | #thereviewbooks
    https://thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?

      Sim, tem muita gente fazendo muito do mesmo por isso devemos valorizar e enaltecer quem faz um pouco diferente, pois assim, nos cativa mais. Ao menos comigo.

      Beijos!

      Excluir
  8. Olá!
    Adoro um clichê bem trabalhado e que faz a gente abrir aquele sorrisão quando lê! rsrs
    Parece um livro bem delicinha de se ler, vou procurar no Sweek.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Também amo esses que nos arrancam suspiros, pense!

      Beijos!

      Excluir
  9. O legal é que o livro está disponível gratuitamente, apesar de não curtir o gênero, é bacana para eu conhecer o trabalho da autora e indicar para alguns alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa!

      Espero que possa fazer a indicação e cativar alguns dos seus alunos.

      Beijos!

      Excluir

Oi, pessoa bonita!

Obrigada por ter chegado até o fim desse post, espero que tenha gostado e possa deixar um comentário aqui. Vou amar conversar com você!

Instagram

Subscribe