[Literariamente] A arte de reler livros

17:41:00

a culpa é das estrelas
Em um post no final do mês passado, eu falei que esse ano daria prioridade para as compras de sagas e séries iniciadas, mas não terminadas e decidi reler alguns livros também. 

A culpa é das estrelas foi o 1° escolhido e gente, sabe quando você passa muito tempo sem comer algo que você gosta muito e quando come sente como se fosse a 1° vez? Se lembra o porquê você gosta tanto daquela comida? Assim foi comigo relendo ACEDE! Foi um infinito de delicia! 

Reler livros é uma coisa que eu, particularmente, não tenho muito costume, mas é uma coisa que mudará em minha vida. Estamos constantemente lendo, seja um livro, uma placa na rua, uma noticia ou uma mensagem no whatsapp, portanto é recorrente que estejamos sempre esquecendo detalhes de algum livro, mesmo que ele tenha nos marcado muito! 

Por exemplo, quem aqui lembrava de uma amiga da Hazel que tem 25 anos? Porque olha, eu não lembrava nada nadicas. Ou que quando a Hazel e o Gus se beijam na Casa da Anne Frank, não é logo após eles terem subido as escadas, e sim após eles terem algum tempinho para conversaram. São detalhes, entende? Que passam despercebidos, após tanto tempo de leitura e após tantas leituras. 

" Parecia que tinha sido, tipo, há uma eternidade, como se tivéssemos vivido uma breve, mas infinita, eternidade. Alguns infinitos são maiores que outros."

E isso foi o que eu mais gostei na releitura, o fato de, mesmo já tendo lido o livro, eu me apaixonar novamente pela história. Sentir cada dorzinha novamente e mais profundo, porque agora eu já sei como termina. Assim, foi quando o Gus contou da doença para a Hazel. Doeu infinitamente mais dessa vez lendo do que a primeira, pois agora eu já sabia como terminaria. Para alguns isso seria ruim, mas pense comigo, alguns dos nossos vários dias a gente sabe como terminará. Sabemos onde passaremos maior parte do dia, quais aulas teremos na faculdade, quais tarefas a se cumprir no trabalho, ou quais pendencias temos que resolver no banco, mas mesmo sabendo de tudo isso, ainda não somos surpreendidos durante os dias? Com uma aula que poderia ser suuuuper chata, mas que por algum motivo se mostrou super legal; ou pela pendencia que você pensou que demoraria, mas foi solucionada em menos de 20 minutos; ou no trabalho que você pensou que faria hora extra, mas no fim, você largou mais cedo. É isto, a releitura é isto. É saber como tudo terminará, mas é se surpreender até chegar no fim. Porque como bem foi dito em How I Met Your Mother: “você não pode pular direto até o fim, a jornada é a melhor parte.” 

Pude relembrar também que, mesmo que eu tenha odiado algumas obras do Green, me lembrei porque não A Culpa É Das Estrelas, porque nunca A Culpa É Das Estrelas. Essa história me comove em vários pontos, em várias nuances. A forma como o Green trata do Câncer e a forma como os personagens lidam com ele, e como eles não querem ser apenas mais um “paciente de câncer”, por mais que, como é dito no livro, o câncer faça parte dele e da história deles, mas há bem mais que somente sua história do câncer. 

Enfim, ACEDE continua não sendo meu livro favorito do Green, Quem é você, Alasca? é. Mas ACEDE continua sendo o livro que me apresentou uma nova visão sobre os romances adolescentes, que mesmo que efêmeros, são profundos e reais e verdadeiros. 

  "Eu estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Eu estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você." 

Valeu, Green! 

E vocês, tem costume de reler livros? Ou o que acham disso? Me contem aqui nos comentários vou amar saber tudinho! 

You Might Also Like

10 comentários

  1. Ei! Tudo bem?

    Linda postagem! Não tenho esse costume, mas sua paixão ao fazer a releitura mudou toda a minha visão. Li ACEDE há muito tempo, não lembrava dessa amiga e muito menos dos detalhes anteriores ao beijo. Foi um livro que me marcou muito, mas não pensava em ler novamente! Sua postagem mudou tudo :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?

      Pois é, uma releitura nos faz perceber detalhes antes não lembrados ou vistos. Recomendo demais!

      Excluir
  2. Meu que resenha linda! Eu confesso que não li esse livro ainda , porém assisti o filme! Não sei até aonde o filme é fiel ao livro. Mas com sua resenha e esses detalhes que você contou fiquei com mais vontade ainda de ler.
    Gostei da parte que você cita HIMYM e concordo que o que importa é 'o caminho' e por isso releituras são incrivelmente tocantes!

    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos da Isa do @leportraitdeisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fico TÃO feliz em ver que você gostou do meu post! Espero que possa ler o livro depois!

      Excluir
  3. Oie.
    Eu não gosto tanto desse livro, acho um pouco resumível como se ler as 200 páginas e as 3 últimas não causasse diferença. Mas fico feliz em saber que você gosta,que ele te marcou e que você nutre um carinho especial por ele. Mostra a diversidade da literatura.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Exatamente, a literatura nos mostra que uma mesma história pode e terá mais de uma interpretação. Que bom que podemos ler sempre!

      Excluir
  4. Oi,tudo bem ?

    Nossa confesso que não é todo livro que releio, mas sempre volto para aqueles que me cativaram justamente para reler e imaginar outra vez minhas cenas favoritas . Reler também ajuda a percebemos alguns detalhes que passaram despercebidos antes , como nos livros da saga Harry Potter e isso me deixa maravilhada além de indicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pois é!!! Todo ano procuro reler alguns livros para poder me conectar ainda mais com algumas histórias que amo demais. Ainda não li HP e estou super curiosa!

      Excluir
  5. Olá! Eu também não costumo reler muitos livros, mas tenho a mesma sensação que você descreveu quando faço a releitura de algum livro que mexeu muito comigo. E é ótimo relembrar de todos os detalhes que a gente esqueceu. Essa pra mim é a melhor parte, porque a minha memória é péssima, então às vezes é quase como se tivesse lendo pela primeira vez, rsr.

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu até tenho uma memória boa, mas a gente lê tanto, né? hahaha por isso sempre retorno para aqueles que tanto me marcaram!

      Excluir

Oi, pessoa bonita!

Obrigada por ter chegado até o fim desse post, espero que tenha gostado e possa deixar um comentário aqui. Vou amar conversar com você!

Instagram

Subscribe