[Resenha] Sebo Fernandes

10:00:00

Comecei a ler Sebo Fernandes por alguns pontos que me chamaram bastante atenção, primeiro a capa que é lindíssima; segundo a proposta da história e por me identificar em alguns pontos com a Luciana, uma garota que perdeu o pai(eu também perdi o meu), que ama ler (eu também!) e que quer tentar letras na universidade (para quem não sabe, no ano em que entrei na UFPE, eu passei em 1° lugar em letras, mas escolhi contábeis); e terceiro por tratar de um tema importante para os dias de hoje: depressão. 

Sebo Fernandes por [Alves, L. L.]Título: Sebo Fernandes
Autora: L. L. Alves
Páginas: 269
Editora: Publicado Independente
Nota: ⭐⭐
Sinopse: Luciana Prestes tem dezoito anos e perdeu a capacidade de se relacionar com as pessoas. Prefere a monotonia do quarto e o aconchego dos livros a festas lotadas ou idas ao cinema. Não é mais a mesma desde o falecimento súbito do pai, que deixou-a com uma mãe depressiva e instável, ambas à mercê de um relacionamento conturbado. Luciana decide se isolar e se fecha em seu próprio mundo, dentro de sua própria bolha, ao lado de personagens intrigantes e fictícios.
Ao término do ensino médio, contudo, Luciana recebe a proposta de Rosângela, sua antiga professora de português, para estudar em um cursinho pré-vestibular com o apoio de Henrique, seu sobrinho recém-formado em Letras que prende sua atenção desde o primeiro instante. Entre perdas e dificuldades, Luciana se encontrará no antigo e maravilhoso Sebo Fernandes, e irá descobrir que o sonho de ser uma revisora profissional não está tão longe de se realizar.
Será que Cristiane finalmente deixará de importuná-la? Seu medo de se relacionar continuará o mesmo na presença do sedutor Henrique Fernandes? Entre discussões com a mãe e estudos regados a olhares provocantes, ela não será mais a mesma.


Luciana Prestes vive em uma bolha... E ela está prestes a estourar.

Gosto e estou priorizando as leituras nacionais, por saber que temos tantas obras boas por aqui, melhores escritas e com mais profundidade de enredo que alguns vários livros gringos  por fora, então comecei a ler este livro e foi... decepcionante! 

JURO! O livro tem tudo para ser bom, tudo mesmo! Tem uma história bem trabalhada, personagens bem desenvolvidos, temáticas fortes e que, de fato, precisam ser faladas atualmente, mas a leitura foi densa e arrastada e por várias vezes me vi tentada a abandonar a leitura, o que não é muito do meu feitio, gosto de coisas bem-acabadas. 

Mas vamos lá, Luciana é um jovem com seus quase 18 anos e que está no último ano da escola, sofrendo bullying constante e sem amigos, a jovem vê em sua professora de português, Rosangela uma pessoa em quem se apoiar, e a professora ver na garota um futuro promissor, por isso, esta tenta ajudar Luciana com tudo que pode, oferecendo-se para pagar a mensalidade de um cursinho pré-vestibular para que a aluna possa se dedicar melhor para os vestibulares. 

Porque eu caí no chão e continuo lá, a meio caminho, sem saber se fico ou se volto... Ou se vale a pena sequer levantar.”   
Após a morte de seu pai, a familia de Luciana ficou desestruturada. Sua mãe, Mônica, está enclausurada dentro de uma bolha própria, que esquece de viver e que possui uma vida lá fora e uma filha que precisa dela. Não bastando isso, há Cristiane, uma garota dissimulada que sente prazer em implicar com a Luciana 

A verdade é que Luciana pensava não ser boa o suficiente para ninguém. Não com aquele seu jeito tão quebrado e problemático.”  

Tendo em vista toda essa situação, Luciana aceita ajuda de sua professora de português e lá conhece o Henrique, que possui um sebo - o Sebo Fernandes- da familia, que é sobrinho da Rosângela e promete ajudar a sua aluna. E aí começa a saga desses dois. 

Como disse, é uma história que tinha tudo para me instigar e me fazer devorar, mas os capítulos são grandes e, eu super entendo a situação difícil que a Luciana está passando, mas gente, ela é tão chatinha às vezes. Me revolta como ela aceita que as coisas ruins aconteçam com ela e ela simplesmente não pega essa situação e tenta reverter, ela aceita. Obviamente, ela vai amadurecendo ao longo dos capítulos, contudo, quando aconteceu já não me prendeu mais. 

Um outro ponto que me incomodou muito foi o fraco romance entre Luciana e Henrique, eles não aceitavam o fato de estarem apaixonados. E eu entendo que a idade seja um obstáculo a ser superado, já que ainda há certo preconceito em casos assim, mas poxa, quando tudo está ruim em sua vida, você não pode arrumar mais situações complicadas, entende? Você precisa simplificar as coisas.  

A questão não era Henrique e não tinha nem como ser apenas ele. A questão era a bolha em que ela viveu por tanto tempo, que a fazia encarar o chão, calar - se, esgueirar - se nas sombras e fingir que nada a afetava. Aquela bolha começava a sufoca - lá e estava matando - a aos poucos e apenas agora Luciana estava vendo seu corpo apodrecer. A bolha era feroz e sem coração, e se ela não começasse a agir, a bolha venceria.”   

Porque, na verdade, o bem que fazemos é retribuído na hora, quando vemos que fizemos o que podíamos e não ignoramos quem precisava. " 
Mas um ponto que eu bato palmas e tiro meu chapéu foi a questão da depressão da Mônica, de forma verossímil a autora retratou como são as vidas das pessoas que sofrem com a doença do século e como ela pode ser desgastante, não apenas para a própria vítima, mas também para quem está ao seu redor. 

No mais, como venho dizendo ao redor deste texto, a trama é boa e se fosse mais trabalhada, seria um livro que facilmente eu leria em 3 dias. Me senti até um pouco culpada ao ler as avaliações no Skoob, pois todas elas falaram como o livro foi empolgante e instigante com eles, mas essa é a mágica dos livros, cada um tem uma interpretação e um gosto. 

You Might Also Like

6 comentários

  1. Oie.
    Verdade, o bom da literatura é cada um ter suas próprias interpretações.
    Gostei bastante do esquema da narrativa, principalmente pelos pontos levantados em favor da escrita. Acho que seria um livro que valeria a pena para mim.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Ei! Tudo bem?

    Que tristeza, a história tinha realmente tudo para ser boa. Entendo completamente a questão dos capítulos longos, não me dou bem com eles. Mas que bom que a questão da depressão foi bem retratada, é importante ter temas psicológicos em obras.

    Beijos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, como vc pode trocar letras por contábeis?!

    Mas vamos lá! hahaha
    Sabe o que é legal de resenhas sinceras assim? me fazem ter muito mais vontade de ler o livro e tirar minhas conclusões do que resenhas que são 100% elogios!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Ah, também tenho tentado dar mais valor aos nacionais, mas que pena que esse te decepcionou! Realmente, a temática dele parecia ser muito legal e me chamou a atenção também. Mas se a história é sobre depressão de repente a protagonista só estava demonstrando isso mesmo, por isso talvez tenha sido desinteressante de ler, não? Até porque depressão não é algo divertido, rs. Deixa a gente sem vontade de nada mesmo. Realmente, opinião sobre livros pode variar muito mesmo. No fim das contas, talvez eu tenha, sim, ficado curiosa pra conhecer a história. ^^

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que pena que o livro não fluiu né! Realmente, já li muito livro que tem tudo para ser um sucesso, mas alguns dos autores infelizmente acabam com o livro.

    ResponderExcluir
  6. Que pena que você não gostou muito do livro,mas isso é normal. Mesmo assim fiquei curiosa para ler, gosto de livros que abordam esse período da juventude, de escolhas, já que convivo com alunos nessa faixa etária. Obrigada pela dica 😘.

    ResponderExcluir

Oi, pessoa bonita!

Obrigada por ter chegado até o fim desse post, espero que tenha gostado e possa deixar um comentário aqui. Vou amar conversar com você!

Instagram

Subscribe