[Resenha] Caraval - Stephanie Garber

12:30:00


Olá, pessoas bonitas! Tudo bem com vocês?

Sei que ultimamente só ando aparecendo por aqui para trazer a resenha, mas posso ser sincera com vocês? É porque eu estava morrendo de saudades de poder escrever meus monólogos para que alguém pudesse ler; são nesses meus momentos de escrita que esqueço todos os estresses do dia a dia, que venhamos e convenhamos anda sendo MUITOS!

Porééééém, a resenha de hoje é sobre um livro que eu estava simplesmente SURTADA para poder ler logo e quem me conhece sabe que eu amo Fantasia e os meus amigos próximos já devem estar cansados de ouvir falar que eu estava doida para ler Caraval, e adivinhem? EU LI E AMEI! E vou falar dele agora com vocês!

Título: Caraval
Autora: Stephanie Garber
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Nota: 5+
Sinopse: Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele.

Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível.
O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.

Caraval irá nos apresentar a história das irmãs Dragna, Scarlett e Donatella, que cresceram ouvindo história sobre o maior espetáculo do mundo e seu grandioso líder, o Lenda. Por muitos anos, Scarlett desejou participar do evento, não somente desejara, como escrevera cartas. Mas por anos não foi atendida, até que desistiu. Ou quase.

Scarlett e Donatella vivem presas nas Ilhas Conquistadas e com o futuro decidido por seu pai, o temoroso Governador Dragna, que não possui ressalvas ao aplicar castigos cruéis em suas filhas. Por isso, há apenas poucos dias do seu casamento, quando Scarlett recebe o convite do Lenda para que ela e sua irmã comparecem ao Caraval, Scarlett não precisa pensar duas vezes, elas não irão, ainda que esse tenha sido o seu maior desejo por anos, mas nada no mundo é maior que cuidar da sua irmã, mas Donatella não pensa o mesmo, e com ajuda do marinheiro Julian, ela obriga Scarlett a ir. Seja por bem ou por mal.

Já na Ilha onde acontecerá o festival, Scarlett percebe algo muito sério: sua irmã desapareceu e pela ironia sagaz do Lenda, só é declarado o vencedor aquele que encontrar mais nova das irmãs Dragna. Scarlett então se torna uma jogadora, mas para ganhar o Caraval ela precisará de muitas coisas, principalmente deixar a insegura Scarlett para trás.

"Os portões fecham à meia-noite. Qualquer pessoa que chegue depois disso não será capaz de participar do jogo, nem de conquistar o prêmio deste ano, que é de um desejo."

GENTE QUE LIVRO PERFEITO! Eu simplesmente amei todo o plano de fundo circense mágico que permeia toda essa história e como, através das aventuras que o festival proporciona, a Scarlettt cresceu! Você consegue perceber claramente a linha evolutiva da personagem e como ela vai deixando para trás todos os seus medos em busca de salvar a pessoa mais importante da sua vida: sua irmã.

Amo essa motivação familiar, e ainda que a personagem principal não tenha uma família tão grande como a minha consegui identificar essa minha motivação nela e isso foi um dos pontos mais altos para me conectar com ela. A Stephanie criou, além de um enredo sem falhas, personagens que por si só são capazes de nos cativar sem medidas e causar muitas desconfianças, já que nesse festival onde o premio é um desejo realizado pelo Lenda, o qual se comenta muitas história sobre sua trajetória e poderes, não se é possível confiar em muitas pessoas e acima de tudo, não se pode confiar em nada que os olhos são capazes de enxergar.

"Os sentimentos de Scarlett vieram em cores mais vívidas que o normal. O vermelho urgente do carvão em brasa. O verde ávido dos novos brotos de grama. O amarelo frenético das penas dos pássaros em movimento."

As cenas interativas entre Julian e Scarlettt foram ótimas, não pelo cunho romântico que você possa estar imaginado, ainda que este exista, mas porque ele é super autoconfiante e ela, não é anda autoconfiante. Então, é bem legal ver como eles funcionam e como ela, curiosa e apaixonada pelo Caraval, tenta lidar com a exploração pelo lugar alvo de tanto anseio com alguém que ela não possuía nenhuma ligação, que foi conquistada aos poucos.

"O que quer que tenha ouvido sobre Caraval não se compara à realidade. É mais do que só um jogo ou apresentação. É a coisa mais parecida com magia que você verá neste mundo.

Terminei Caraval em um surto às 0h conversando horrores com a amiga que me emprestou esse livro (obrigada, lari <3) e sem acreditar nos inúmeros plot twits que esse livro nos reserva. E quando digo inúmeros, são inúmeros mesmos. Quando penso que descobri o ponto chave da história, eis que vejo que só fui enganada. E assim se sucedeu algumas várias vezes. Fui feito de trouxa? Por demais. Mas amei? DEMAIS!

"- Se quiser vencer, terá que ser um pouco impiedosa. O Caraval não é uma lição sobre gentileza."

Agora estou empolgada-barra-ansiosa querendo ler desesperadamente Lendário e saber como será a nova aventura das irmãs e para descobrir o que o misterioso (e na minha opinião lindíssimo) Lenda nos reserva.

Para quem curte o gênero de Fantasia e a temática Circense, Caraval é uma leitura muito, muito, muito obrigatória.

You Might Also Like

7 comentários

  1. Oi Mari.

    Na época do lançamento deste livro eu fiquei curiosa para lê -lo, mas com tantos livros sendo lançados acabei deixando de lado e esqueci dele. Adorei ler sua opinião é novamente minha curiosa foi despertada. Dessa vez não vou deixar de lado. Ainda mais sabendo que é uma leitura marcante de Fantasia e a temática Circense. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oiii Mari

    Esse livro pra mim foi maravilhoso. Eu adorei a ambienção, os plot twists incríveis, e o fime deixou com vontade de ler a segunda parte, na visão da Tella, que é um personagem que achei hiper interessante.
    Espero que a editora publique logo a terceira e última parte, pra termos logo a trilogia completa disponível.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Opa, tudo bem por aí?

    Recentemente, eu li uma resenha, se não me engano, sobre a sequência desse livro e fiquei bem curioso para lê-lo. Agora, lendo a resenha dele, fiquei encantado e sei que PRECISO realiza-la o quanto antes haha. A resenha ficou maravilhosa, adorei. Valeu pela indicação, viu :)

    Abraços!
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu adoro o gênero e fiquei bem curiosa pela leitura, adorei sua considerações a respeito da leitura, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu já li esse livro, logo quando lançou - afinal estava super aclamado haha -e gostei, mas não cheguei amar. Mas se você já surtou e amou todo esse enredo, prepare-se para o segundo! Achei ainda melhor!

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Quando esse livro foi lançado, eu fiquei bem curiosa para ler porque ele é muito elogiado fora do Brasil. Porém, vi muitos comentários negativos que me deixaram com o pé atrás e confesso que o fato de ele estar em todos os lugares não ajudou muito (enjoei do livro sem nem ler kkkk). Mas que bom ver o quanto você gostou da leitura. A premissa já não me instiga muito, mas achei legal o fato de ter tantas reviravoltas. Amo ser feita de trouxa e me surpreender com a leitura hahaha.
    Amei conferir sua resenha e ver sua empolgação com o livro. Quem sabe dou uma chance para ele um dia?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu li este livro antes de lançar oficialmente no Brasil e apesar de ter gotado dos elementos e de como a autora desenvolveu a história, senti preguiça com a protagonista socorro hauhauhauaha. Mas amei o segundo livro e nossa queria muito que a NC trouxesse o último volume logo pq demorou TANTO pro lendário chegar aqui

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir

Oi, pessoa bonita!

Obrigada por ter chegado até o fim desse post, espero que tenha gostado e possa deixar um comentário aqui. Vou amar conversar com você!

Instagram

Subscribe