[Resenha] Marcados - Zuleide Lima

08:00:00


Olá, pessoas bonitas! Tudo bem com vocês? Eu espero que sim! 

Hoje estou aqui para mais uma resenha, porque falar de livros é uma das coisas que eu mais amo nesse mundão. E a resenha de hoje é de um livro que se tornou muito especial para mim, não só pela história, que é muito boa, mas por ser de autora conterrânea e que eu ganhei no meu primeiro dia na Bienal de Pernambuco. e que eu estava super em dívida em lançar logo essa resenha!


Resultado de imagem para marcados de zuleide lima Título: Marcados

Autora: Zuleide Lima

Editora: Independente 
Páginas: 289
Nota: 4,5
Sinopse: A vida de Alice Mariz sempre foi perfeitamente planejada. Tudo acontecia no seu devido tempo, sem infringir nenhuma norma do Conselho dos Marcados e do seu manual imaginário de boas condutas. Tudo muda quando ela conhece Leonardo Zotarelli, um jovem que não segue regras e nunca deixa nada para depois. Eles se apaixonam no primeiro instante, mas tentam resistir, pois cada qual guarda um segredo e sabe o quanto será difícil viver esse amor. Alice tem medo do que possa acontecer quando Léo descobrir que ela e toda a sua família são Marcados. Para alguns, ser um Marcado é uma dádiva. Para outras pessoas, é uma terrível maldição. Como toda a humanidade sempre abominou a morte, ter a data da morte cravada na pele torna um Marcado abominável também. "... você sabe que não é possível. Está marcado. Irá acontecer não importa o que eu faça ou deixe de fazer. É muito difícil enfrentar a morte, mas é a realidade. Está cravada na pele. Ela faz parte de nós ..." Alice só não desconfia que não é a única a esconder a verdade. Quando as máscaras caem, eles terão que enfrentar, além dos seus medos, a fúria do pai de Alice, pois ele não permite que a filha se envolva com alguém que não seja exatamente como a sua família. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Marcados é uma história envolvente, repleta de mistério. É um convite a reflexão do que realmente importa em nossas vidas. O que você faria se soubesse o dia de sua morte? Saber o dia de sua morte seria uma benção ou uma maldição?.


Marcados nos contará a história de Alice Mariz, uma estudante dedicada de Direito e que sempre foi bastante planejada, dando muito orgulho para seus pais, até que em um novo início de período, Alice conhece Leonardo Zotarelli, um cara tido como problema, mas que na verdade possui um segredo. E por esse segredo, ele decide curtir muito sua vida, para que não fique com possíveis arrependimentos depois.

“ Porém amor à primeira vista é meio ultrapassado, ou melhor, não é seguro e segurança é algo  que prezo no quesito coração.”

Alice Mariz é uma Marcada, e ser uma Marcada significa que ela saberá exatamente com que idade morrerá e essa informação vem no dia do nascimento, através de uma marca no seu corpo. Para muitos, ser Marcada pode ser uma benção, já que você saberá quando será seu "fim" e poderá se planejar para viver o que planeja. Ou pode ser uma maldição, já que você saberá quando será seu "fim" e poderá pensar que nada fará muito sentido.

“Temos a certeza de que não somos eternos. Afinal, ninguém é. Nessa vida todos nós temos um destino. Aqui nesta estrada estou apenas seguindo o caminho que a vida reservou para mim.”

Se fosse o meu caso, eu não sei o que pensar, sendo muito sincera com vocês.

A família de Alice são Marcados de vida longa e seus pais desejam para seu filhos companheiros que também sejam marcados, assim como de vida longa também. Mas esse não é bem o plano de Alice, que por mais que tente, se afastar de Leonardo se parece muito complicado. Há uma forte atração entre os dois. 

Então, como será que Alice e Leonardo lidarão com essa forte atração e com os segredos que escondem um do outro? Só lendo para descobrir :)

Marcados é um livro com uma escrita muito boa e fluída e com uma história muito promissora. Admito que fiquei curiosa em como a autora desenvolveria uma história com personagens já datados para morrer e preciso confessar que fiquei muito satisfeita.

“às vezes, as lágrimas levam embora toda a dor. Outras vezes, elas surgem apenas para externar nossa tristeza.”

A história tem algumas reviravoltas interessantes, que podem ser presumidos e outros que não, mas mesmo os adivinhados, não deixam de causar certo impacto na obra. Gostei também de como a autora criou o romance genuíno e bem do tipo garota intelectual – bad boy. O grande diferencial desse casal fica pela história do tempo pré-determinado.

Esse foi o romance de estreia da Zuleide Lima e foi uma grata surpresa para mim, visto que a qualidade da escrita da autora é notória. Nos levando pelo litoral da cidade onde o livro se passa até as cidades mais bonitas e também nem tão conhecidas de outros países, a autora faz com que fiquemos presos na obra e queiramos sempre ler o próximo capítulo.

“O fim é a ordem do universo. Tudo que se inicia tem um final. Esteja este dia perto ou longe. Só precisamos seguir em frente para descobrir o que irá acontecer até lá.”

Falando em capítulos, a obra possui capítulos curtos e médios, e ainda que eu não seja a maior fã do mundo de capítulos curtos, os desse livro considero feitos na medida certeza e de forma coesa.

Um outro ponto que me chamou muito atenção foi a minha fácil identificação com os personagens. Não de ler e e ficar “meu Deus, eu sou muito fulaninha, ou sicrana”. Não, a identificação foi mais genuína. De entender certas ações e chegar a conclusão que se fosse eu no lugar, eu faria a mesma coisa. Achei isso maravilhoso!

“Se a vida nos dá determinado tipo físico, queremos outro bem diferente. Se a vida nos dá um filho homem, desejamos uma menina. Com sutileza, a vida nos ensina que não podemos ter tudo. Por isso devemos aproveitar ao máximo tudo o que ela nos oferece.”

Em síntese, Marcados é um ótimo livro para quem procura ler um livro com um bom romance, mas também com um toque especial de aventura e fantasia, ainda que estes sejam encontrados de formas bem sutis, visto que os personagens poderiam ser qualquer pessoa. Até mesmo você.

“Para o amor não existe essa questão de tempo. Tudo apenas acontece. Não há explicação.”

E vocês já conheciam o livro? Ficaram interessados? E me respondam, se você soubesse o dia da sua morte, o que você faria?

Essa foto abaixo sou eu e a Zu no dia em que ganhei o livro na XII Bienal Internacional de Pernambuco. Amei! Obrigada, Zu!!!!

You Might Also Like

0 comentários

Oi, pessoa bonita!

Obrigada por ter chegado até o fim desse post, espero que tenha gostado e possa deixar um comentário aqui. Vou amar conversar com você!

Instagram

Subscribe