[Literariamente - Resenha] Aika - A Canção dos Cinco

14:38:00


Olaaaa meus amores! Vamos para mais uma resenha? Vamos! E a de hoje é de um livro que eu amei muito e foi uma experiência incrível. O livro é Aika, da autora Lúcia Lemos.



Título: Aika
Autora: Lúcia Lemos
Páginas: 473
Editora: Publicado Independente
Nota: ✩✩✩✩✩★(perfeito/favorito)
Sinopse:  "Seu amor é mais forte que seu medo” 

Aika é uma estudante de 16 anos que mora no Japão, mas nasceu e viveu muito tempo no Brasil. Enfrentando diariamente problemas por ser mestiça, fez de sua paixão por animes e mangás uma fuga da realidade. Até o dia em que descobre que seu herói preferido existe… e está entre a vida e a morte! Aika então decide entrar no misterioso Mon-en, um portal que pode levá-la ao mundo de seu herói. E mesmo sabendo os perigos que correrá, partirá em uma aventura para salvá-lo não apenas de grandes inimigos, mas de si mesmo. 


Antes de iniciar essa resenha devo dizer que tem post de Primeiras Impressões dessa lindeza de livro que vocês podem ver aqui

Então vamos voltar a resenha...

Aika Akatsuki dos Anjos é uma menina simples, brasileira com raízes japonesas, que mora em Namimeido, no litoral japonês. Por ser mestiça sofre grande preconceitos da parte dos seus colegas de escola e, diria até da população em geral, mas Aika tem como escape os mangás e os desenhos. O mangá em questão é febre entre os jovens e não há quem não goste do herói Kurikara ou seus amigos, Riko e Iruka. Shounen Kurikara é o seu nome.


Mas tudo está bem, ou seguindo seu fluxo normal, até que Aika começa a ter sonhos estranho com Kurikara e sua terra, Gattai. Será que ela está ficando louca ou é só o forte desejo de conhecer seus ídolos? Nem um, nem outro meus caros. Gattai está passando por vários problemas, onde parece que não há mais solução e é ai que Aika entra. Mas como assim? Uma menina do mundo real no mundo fictício de um mangá? Isso pode produção? Pode sim e pode muito!!

Com um grande um farol, que na verdade é um portal entre mundos, entre essas duas realidades, Aika parte para Gattai em busca de salvar Kurikara e de quebra conhecer seu maior ídolo. Mas será que tudo será tão simples assim? Será que dessa vez as coisas serão boas para Aika? Só lendo para descobrir haha

"Como aprendeu com Kurikara, ela não deveria dar ouvidos a quem a julgava somente pela aparência"

O livro é incrível e eu realmente o amei muito!! Como tinha dito nas Primeiras Impressões, eu não estava habituada a este tipo de leitura e para mim foi uma surpresa gratificante. O livro é um pouco grande, na verdade muito haha, mas quando você pega o ritmo as quase 500 páginas são molezas. 

A Lucia fez um trabalho impecável ao misturar essas duas realidades e não deixar pontas soltas. Como disse, nunca tinha lido um mangá, então eu não sabia nada a não ser que eles eram lidos ao contrário, então a Lucia nos explicou tudo sobre de forma simples e sucinta. Eu entendi e não achei nada cansativo.

A riqueza de detalhes do livro é impressionante. Ele é todo elaborado, nos introduz ao mundo fantástico de Gattai que parece que você esta lá sendo um dos heróis. E falando de heróis, como não amar esta turma? Os 4 são perfeitos juntos! Cada um com seus defeitos e qualidades, não são aqueles grupos que nunca erram ou nunca brigam. Eles se estranham sim mas ai é que está o encanto. Mesmo estando numa terra mágica, com poderes e tudo mais, eles são gente como a gente❤ e eu amo personagens assim!

"Contudo, para eles não havia receios e os cinco, abraçados, prantearam agora silenciosamente. Mãos dadas e dedos que se apertaram, testas coladas e olhos fechados . Juntos, naquela última despedida."

"– E para salvar aquele que encontrará, terá que anular aquilo que a trouxe aqui. Deixará de ser quem é. Há muitos futuros prováveis e se você optar por esse, terá que aceitar tudo o que lhe acontecer, pois assim desejou . Tudo o que enfrentar, tudo o que sofrer, cada lágrima, cada sorriso seja seu ou dos que encontrarão, será toda e completamente culpa sua."

Vamos falar um pouquinho dessa nossa protagonista que ela mega merece, a Aika é uma menina determinada e talvez ela seja um pouco incompreendida ao embarcar nessa aventura, porque você deve pensar que ela está sendo inconsequente e só quer saber de conhecer o Kuri(que eu amo!), eu pensei isso no início e super levei um tapa na cara. A Aika, mesmo com a vida difícil, mesmo não tendo ninguém, é dessas pessoas que se doam por completo, que pensa mais no outro do que em si própria. Que guarda sua dor para viver a dor do outro. E é impossível não se apaixonar por ela. Impossível você não querer pegar ela no colo e dizer que sim, tudo vai ficar bem. Aika, eu te admiro! E mesmo nesse mundo louco que vivemos, encontramos várias Aikas por aí e espero que tenha bem mais!

E ah, the girls is power!!! A Aika é uma prefeita demonstração de ruptura do conceito que mulher tem que ficar quieta e submissa. A gente pode tudo!

"É mais fácil você culpar as mulheres do que ensinar os homens a agirem como pessoas e não como cachorros no cio! Se nos assediam, eles são os errados, eles são os criminosos e devem ser punidos! São os homens que devem nos respeitar e mudar, e não nós nos cobrirmos ou nos calarmos!"

Acho que vocês estão um pouco cansados de saber que sou apaixonada pela praia, certo? Certo! Mas ainda assim, vou deixar um trecho mega lindo que tem no livro e que óbvio eu mega me identifiquei sobre essa imensidão linda:

"Sabe, às vezes, quando estou triste, sento nas areias e respiro bem fundo e tento alinhar as batidas do meu coração ao som das ondas. Sinto que isso me fortalece e me torna capaz de encarar qualquer coisa.[...]– Não sei bem o que está passando, minha jovem. Mas se precisa um lugar para meditar, a praia é o melhor."

Agora vamos tratar dos aspectos físicos dessa belezinha, eu li o livro pelo Kindle, que aliás está num preço bem bacana, e devo dizer que a diagramação está impecável! Eu não encontrei erros ortográficos, a capa é maravilhosa(e foi feita pela própria autora, sabiam? Ela arrasou!) e em determinadas cenas contém páginas de anime com o que aconteceu a pouco no livro. Achei um charme! Encantador demais! Sem contar as ilustrações que há no livro que nos fazem sentir dentro da história. Lucia, meus parabéns! Você fez um trabalho impecável!

Só deixo duas ressalvas aqui, entendo que o livro é grande e rico de detalhes, o que torna a leitura um pouco densa e os capítulos também são um pouco longos, acredito que por ser o primeiro livro teve a necessidade de pôr mais detalhes e num segundo talvez não tenha tanta necessidade. Mas leiam gente, pode ser um pouco complicado no início mas vale muito, muito, muito a pena e vocês não vai se arrepender.

O livro está a venda no Mercado Livre e no Amazon com um preço mega camarada. Comprem e se deliciem.

“O verdadeiro amor não prende. O verdadeiro amor liberta”

Me despeço com esse trecho lindo. Que vocês, nós, possam viver isso todos os dias. O verdadeiro amor!

Beijos beijos, até a próxima!

You Might Also Like

1 comentários

Oi, pessoa bonita!

Obrigada por ter chegado até o fim desse post, espero que tenha gostado e possa deixar um comentário aqui. Vou amar conversar com você!

Instagram

Subscribe