[Diário de uma Vivente] Romances Efêmeros são ruins?

08:00:00


Recentemente li dois livros que abordavam esse tipo de romance: profundos, intensos e efêmeros. 
Existem alguns livros de romance que leio, que após terminar a leitura fico reflexiva imaginando e desejando poder viver um romance tão bonito quanto esses lidos escritos nas linhas dos livros, mas imaginem como fiquei após terminar dois livros que abordaram exatamente o tipo de romance que está no título desse post: efêmeros.

Segundo a definição dada pelo site Significados:

 " Efêmero é um termo de origem grega (em que "ephémeros" significa "apenas por um dia") usado para designar uma situação que dura muito pouco tempo. É antônimo de duradouro, permanente.
Em geral, o termo é associado a tudo aquilo que tem caráter passageiro, transitório, fugaz, de curta duração, que é visto por apenas um momento."

então, tendo em vista o significado da palavra efêmera, fica o questionamento: romances efêmeros são ruins?

particularmente, não acho que seja. Claro que todos nós desejamos um romance duradouro, um que seja eterno. Eu mesma não fujo dessa estatística, mas o que eu mais desejo é poder viver. É poder sentir cada instante; poder viver cada momento e me conectar de uma forma única com cada pessoa.

ser efêmero não é ser ruim; ruim será se você não tiver aproveitado tudo, se não tiver vivido cada momento; sentido todos os sentimentos, chorado todas as lágrimas e rir cada gargalhada que os romances nos tiram. mesmo os efêmeros.

porque a efemeridade das coisas servem para nos lembrar que a vida passa rápido e que independente de todos os planos que fazemos, não sabemos nada do minuto seguinte, então até mesmo os romances efêmeros têm algo a nos dizer, têm algo a nos ensinar.

uma das coisas que sempre digo a mim mesma é que eu não posso, jamais me culpar por ter deixado me envolver muito em alguma relação. se não deu certo, não foi por falta de sentimentos. e isso é importante dizer. romances efêmeros são verdadeiros. toda a intensidade, todos os momentos foram reais, mas se acabou, foi por quase tudo, menos por falta de sentimentos reais.

e acho que seja exatamente por isso que é tão difícil aceitar o fim desses romances, porque eles são bons, mas nem sempre o bom é suficiente; e nem sempre você é suficiente para o outro, assim como nem sempre ele será suficiente para você. e está tudo bem. e quando somos capazes de entender isso quando ainda se está no começo é o divisor de águas. pois, evita momentos e lágrimas dolorosas; evita que o tudo que foi construído no curto tempo seja destruído pela tentativa vã, pelo medo bobo de ficar só.

portanto, te digo que se foi efêmero, foi real. foi bom. e merece ser lembrado com carinho e amor. não com dor.

para mim, romances efêmeros são bons, mesmo que deixe sempre aquele gostinho de saudade do que não foi vivido (alô, meme do Neymar), e aqueles vários questionamentos dos "se tivesse dado certo", "se tivesse continuado", mas eles são bons, porque é devido a efemeridade de como tudo ocorreu que só haverá espaços para guardar e lembrar do que realmente importa.

os romances efêmeros são bons, mas o duradouro é o melhor. e ele é assunto para outro post.

mas e para você? Romances efêmeros são ruins? me responde aqui! estou doida para conversar sobre isso com você 💕

You Might Also Like

5 comentários

  1. Sinceramente não tenho nada contra a romance rápidos e passageiros, o que me incomoda mais são romances que duram apenas um dia, porque na minha visão não existe paixão de um dia, para ter esse sentimento você precisa conhecer a pessoa, saber sobre sua vida pessoal. Acredito sim em atração física, desejo de um dia. Mas, quando diz que devemos viver o momento, acho que vai de cada um, no livro acho incrível, quando mais clichê melhor, porém na vida real existem muitos pontos a serem levados em conta. Adorei seu questionamento, pois me fez refletir sobre diversos pontos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da discussão. Confesso que mesmo não sendo fã de romances, eu acredito que estes se identificam com a nossa realidade. É claro, que queremos um amor duradouro. Mas infelizmente não é assim que sempre funciona. E acredito que a proposta seja justamente essa, viver o momento e aproveitar cada segundo.


    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Que tema mais bacana que tu abordou hoje. Eu sou uma romântica incurável, então sou fã de um romance intenso e duradouro, mas pensando no ponto de vista que tu colocou, os romances efêmeros não parecem ser tão ruins - ainda que eu prefira o eterno. Adorei o post!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Olá! Gosto de romances efêmeros, eles são ideias para adquirir certa experiência, eu acho. Infelizmente muitos do que vejo não terminam bem para o casal, mas acho que deve ser muito bom você dar o seu amor de forma livre para quem você quiser e quando você quiser. Se não tiver mais amor, então realmente é bola pra frente, até encontrar aquele que vai te completar, sendo não apenas um amor, mas um companheiro pra vida toda.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante o seu post e também acho que não sejam ruins, são leituras que às vezes nos tiram daquela ressaca literária ou que nos ajudam a distrair sem tanta intensidade. Eu prefiro os romances intensos e que me deixam com o coração acelerado, mas os que não são assim eu também gosto.

    ResponderExcluir

Oi, pessoa bonita!

Obrigada por ter chegado até o fim desse post, espero que tenha gostado e possa deixar um comentário aqui. Vou amar conversar com você!

Instagram

Subscribe