[Resenha] Sobre(o)postos

12:00:00

Olá, pessoas! Tudo bem com vocês? Mais uma vez falando sobre um dos livros dos meus gêneros favoritos: Young Adult. Dessa vez, trouxe a resenha de um livro de uma das rainhas do Wattpad, a Bruna Fontes! Vem comigo descobrir o porquê eu amei tanto essa história!

Sobre(O)postos
Titulo: Sobre(o)postos
Autora: Bruna Fontes
Páginas: 338
Editora: Duplo Sentido
Nota: ⭐⭐⭐⭐🌟
Sinopse: "Lavínia Lemes até tenta, mas não consegue evitar a atração que sente pelo vizinho do apartamento que fica exatamente abaixo do seu. E daí que ela só tem (quase) dezesseis anos enquanto ele já está terminando a faculdade? A garota não dá a mínima para esse pequeno detalhe, mas o mesmo não pode ser dito sobre o rapaz. Porém a diferença de idade não é a única coisa que afasta os dois: Ao passo que Eduardo Becker é um jovem universitário que passa horas com a cara enfiada nos livros de História, sempre com um copo de café nas mãos, Lavínia só pensa em se divertir com os amigos pelas ruas do Rio de Janeiro, com seus headphones vermelhos sempre explodindo com música nas alturas.
Mas, em um belo dia de verão carioca, essa distância tem fim quando Lavínia consegue cinco minutos inteiros a sós com o rapaz de sotaque apaixonante. Contudo as coisas não acontecem exatamente da maneira – ou pelo motivo – que ela imaginava e a história desses dois vizinhos opostos, sobrepostos em um prédio de doze andares, jamais será a mesma depois desse encontro.
Em Sobre(O)postos, segundo livro da série (não seriada) Medina-Becker, Bruna Fontes mais uma vez mostra que é uma autora versátil e com uma escrita sensível, capaz de mexer com os sentimentos do leitor de inúmeras formas diferentes.⁠⁠⁠⁠"

Sobre(o)postos (SOP) nos apresenta à Lavínia Lemes e ao Eduardo Becker. Ela, adolescente de 15 anos que mal doma seus cachos, quem dirá seu jeito; e ele, 20 e poucos, pequeno gênio e lindo de morrer. O que unicamente eles têm de comum é morarem no mesmo prédio, exatamente um andar acima do outro.

"Lavínia nunca precisou de companhias erradas para fazer besteira, ela era a própria má influência."

Lavs tem uma queda pelo Edu desde que ela era uma pequena garotinha e ele recém chegado no Rio
de Janeiro. Com seu jeito livre e uma autoconfiança invejável por muita gente - e até por mim - , Lavínia vive as aventuras, dores e amores que ser adolescente na era da tecnologia nos traz. Já Edu, só quer continuar sendo o ótimo garoto prodígio que é e seguir com sua vida do jeito que está, porque como é de conhecimento, time que está ganhando não se mexe. Será?

"Ele era o orgulho da família, o cara mais centrado e inteligente que todos conheciam. Responsável, carismático, incrivelmente bonito. Às vezes era até difícil achar defeitos naquele ser humano feito de perfeições."

Por mais que possamos achar que são sempre as pessoas mais velhas que têm algo para ensinar às mais novas, a recíproca também é mais que verdadeira. Lavs e Edu nos mostram isso e eu adorei poder reler essa história deles!

"Quando ela queria poder ter uma opção diferente, mas precisava se contentar com as que existiam. Lavínia fez uma escolha. Como adultos fazem o tempo todo. E se sentiu feliz e triste, ao mesmo tempo, por isso. Ela estava crescendo."

A primeira vez que li a história ela ainda estava sendo postada no Wattpad e na época ela não tinha me tocado tanto quanto Sob O Mesmo Teto, mas quando o reli em físico foi no momento bem propício e após eu ter vivido uma experiência MUITO parecida com as dos personagens favoritos. Ser intenso não quer dizer que tem que ser para sempre, né?

"Começos em forma de finais; capítulos que ficavam para trás. Histórias que eram belas e marcavam, mesmo que efêmeras."


A Bruna tem uma escrita que me fascina e nem sei explicar o porquê ou como. Ela só é. Leio os livros dela com uma facilidade que eu gostaria que fosse assim com meus artigos acadêmicos também 😆

Mas só não de momentos suspirantes SOP é escrito, Bruna por saber a responsabilidade que é escrever para um público tão jovem e tão grande, faz questão de todos os livros escrever algo que tem importância significativa na nossa realidade. Nesse, ela aborda o bullying e todas as consequências que ele traz.

"Eu não tenho que ser bela, comportada e do lar para ser respeitada! Não preciso ter todos os pelos raspados, estar dentro do peso ideal ou usar as roupas da moda para ser digna de aceitação. Eu posso, sim, ser tudo isso se for o que eu escolhi pra mim, mas, se não for, mereço o mesmo respeito."

Na síntese: SOP é um livro que nos fala sobre como o amor acontece nos dias atuais e como não tem um jeito certo de amar e sim, o jeito de amar e fim. E que nem tudo acontece por um motivo, mas tudo acontece porque tem que acontecer e tudo nos faz crescer. Acho que SOP é exatamente sobre isso: sobre o constante processo de amadurecimento que somos expostos durante toda nossa vida.

"Para os lados opostos que eles seguiram, carregados pelos ventos do futuro e do presente que se convergiam. Leves como plumas eles seguiram adiante, sem olhar para trás, e seus destinos era uma página em branco sendo escrita um pouquinho mais a cada dia."

You Might Also Like

7 comentários

  1. Que bacana essa capa! Eu gostei!
    Nunca li nada da autora e fiquei tentada. Pareceu ser daquelas histórias que com certeza vamos nos identificar em algum momento. Além de ser levinha e muito amorzinho.
    Gostei e vou anotar essa dica!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Vi sua resenha no instagram e já fiquei encantada, amei ver mais trechos aqui!
    Espero poder ler em breve!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a obra nem a autora. Com certeza fiquei muito interessada em ler, é sempre bom ter uma leitura rápida e envolvente para dá um gás, ainda mais quando a história trás vários aprendizados. Obrigada pela dica 😘

    ResponderExcluir
  4. Oie.
    Sempre gostei bastante das obras que nos remetem a questões como amadurecimento. Não conhecia esse livro, mas fiquei encantada com a maneira com o qual ele parece ser construído.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  5. Oi,tudo bem ?

    Nossa, não conhecia esse livro e nem a autora, mas a capa logo de cara me chamou a atenção e sua resenha complementou bem a proposta do livro e me deixou empolgada para a leitura. Com toda certeza uma boa indicação.

    ResponderExcluir
  6. Não sou fã de romances, mas curto alguns YA, principalmente quando abordam temas importantes junto. Nesse caso foi o bullying, né? Só uma coisa me incomodou nessa história, que foi o fato dele descrever um romance de uma menina mais nova com um cara mais velho. Na vida real histórias assim costumam ser bem problemáticas e não acho que seja legal naturalizar essa questão. =/ Mas tirando isso, parece uma boa leitura mesmo. ^^

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Dalla sua replica Omega introduzione nel 2011, il Patek Philippe Ref. Il cronografo con calendario perpetuo 5270 è stato il preferito dai fan rolex replica tra le offerte più classiche del marchio, ascoltando il classico rif. 1518. Mentre confeziona una straordinaria serie di orologi replica complicazioni e mantiene un'estetica straordinariamente compatta e classica, chi è alla ricerca di un rif. 5270 con replica rolex una cassa in oro giallo tradizionale erano sfortunati fino ad ora. Nell'ambito delle novità del 2020, il colosso del lusso svizzero ha repliche rolex svelato il nuovo rif. 5270J-001, portando per la prima volta l'oro giallo sulla linea. Il nuovo Patek Philippe Ref. Il imitazioni rolex cronografo calendario perpetuo 5270J-001 combina alcuni dei migliori movimenti del marchio e lavori di design classico con una colorazione rolex falsi calda e senza tempo.

    ResponderExcluir

Oi, pessoa bonita!

Obrigada por ter chegado até o fim desse post, espero que tenha gostado e possa deixar um comentário aqui. Vou amar conversar com você!

Instagram

Subscribe